Lar Notícias Governo planeja TV 3.0 em todo o Brasil até a Copa de 2026
Notícias

Governo planeja TV 3.0 em todo o Brasil até a Copa de 2026

Ministério das Comunicações estima o lançamento de estações experimentais em São Paulo e Brasília ainda em 2025

O Ministério das Comunicações informou que os primeiros equipamentos para os testes de transmissão e recepção de sinal da TV 3.0 no Brasil estão em desenvolvimento. A estimativa é que duas estações experimentais sejam lançadas ainda em 2025 em São Paulo e Brasília.

O plano é que o sistema funcione nacionalmente até a próxima edição da Copa do Mundo da FIFA (Fédération International de Football Association), em junho de 2026, ou antes, segundo a equipe técnica do ministério.

A TV 3.0 é uma versão atualizada do SBTVD-T (Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre). Mistura a transmissão de TV aberta com recursos da internet. Na prática, transforma os aparelhos de televisão num sistema smart.

Segundo o ministério, não há planos para o desligamento do atual sistema de televisão digital (TV 2.0) quando a TV 3.0 entrar em funcionamento. A transição será de forma gradual. Em regiões sem acesso à internet, o conteúdo continuará sendo transmitido por sinal aberto e gratuito, sem a necessidade de conexão online.

O que muda

Para assistir ao novo padrão televisivo, será necessário adquirir um conversor DTV+ ou um novo televisor DTV+. A equipe de trabalho responsável pelo novo sistema estima que, assim como foi feito na adoção da televisão digital, em 2007, os fabricantes adotarão a tecnologia necessária para compatibilidade com a tecnologia da TV 3.0.

Para televisores antigos, será necessário um conversor, que ainda será desenvolvido pela indústria. Esses serão conectados a uma antena chamada de MIMO (Multiple-Input Multiple-Output), tecnologia que utiliza mais de uma antena tanto para transmitir como para receber sinais de comunicação sem fio.

O governo está avaliando a distribuição gratuita de conversores para famílias de baixa renda, como foi na transição para a TV digital.

No novo padrão haverá mudança de resolução do Full HD (1.920 x 1.080 pixels) para 4K (3.840 x 2.160 pixels) ou até 8K (7.680 x 4.320 pixels) nos aparelhos com a tecnologia necessária.

Segundo o Ministério, a interface da TV 3.0 será baseada em aplicativos. O usuário acessará o conteúdo do ar e da internet de cada emissora por meio de um aplicativo específico, diretamente na tela do televisor, assim como é feito hoje nas plataformas de streaming.

Segundo a equipe técnica do Ministério, as conversas no setor giram em torno de modernizar e promover a desburocratização do setor de radiodifusão.

O governo “tem avaliado continuamente a necessidade de evoluir a legislação do setor de radiodifusão para se adequar à inovação tecnológica” em termos de fiscalização de publicidade e conteúdos produzidos para a TV 3.0, afirmou o ministério em nota.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Honda tira patrocínio de time de eSports após post de brasileiro

Jogador publicou GIF com imagem de uma bomba atômica após derrota para...

INSS exigirá identificação biométrica para consignados

Os desbloqueios para os empréstimos poderão ser feitos por meio do aplicativo...

Governo premia Xuxa e Ary Fontoura com Ordem do Mérito Cultural

Cerimônia no Rio de Janeiro homenageia 111 personalidades e 14 instituições culturais,...

Brasil crescerá 2,4% em 2025, diz Fazenda em nova projeção

Governo espera inflação de 5,0% em 2025, ainda acima da meta definida...