Lar Notícias Suprema Corte dos EUA revoga proteção de venezuelanos
Notícias

Suprema Corte dos EUA revoga proteção de venezuelanos

Tribunal reverte decisão de juiz que impedia o governo de Donald Trump de deportar de 350 mil imigrantes

A Suprema Corte dos Estados Unidos autorizou nesta 2ª feira (19.mai.2025), a retirada do status de proteção de 350 mil imigrantes venezuelanos. A medida faz parte da política migratória rígida do governo de Donald Trump (Partido Republicano).

O Tribunal acatou o pedido do Departamento de Justiça para anular a decisão do juiz Edward Chen, de São Francisco (Califórnia), que derrubou a medida que vetava a proteção concedida aos venezuelanos por meio do programa de TPS (Status de Proteção Temporária, em português).

O TPS consiste em uma designação de caráter humanitário, estabelecida pela legislação norte-americana, para nações que enfrentam conflitos bélicos, calamidades naturais ou outros eventos catastróficos. 

“A generalização da criminalidade à população venezuelana com TPS é infundada e carrega um tom de racismo baseado em estereótipos falsos e generalizados”, afirmou Chen na ocasião.

Com o entrave, os advogados do Departamento de Justiça, então, levaram o caso à Suprema Corte. Segundo eles, o juiz distrital retirou o “controle” da política de imigração do país da Casa Branca.

A secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, foi quem inicialmente revogou a prorrogação do programa e decidiu retirar os benefícios do TPS para os venezuelanos incluídos em 2023.

Ela foi nomeada por Trump e se alinha à política migratória do chefe da Casa Branca. Desde o início de seu 2º mandato, Trump tem como uma das principais promessas de campanha a retirada de imigrantes ilegais dos EUA.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Câmara instala comissão para analisar regulamentação da IA

Projeto aprovado pelo Senado em 2024 estabelece diretrizes para desenvolvimento e uso...

Lula é vaiado ao menos 3 vezes na Marcha dos Prefeitos

Em resposta, o presidente afirma que atende a todos os prefeitos, sem...

Afrouxamento do licenciamento ambiental avança no Senado

Proposta foi aprovada pela Comissão de Meio Ambiente e aguarda análise de...

Brics defende uso de combustíveis fósseis na transição energética

Brics defende uso de combustíveis fósseis na transição energética Brics defende uso...