Asfav afirma que decisão veio depois de seus integrantes “sofrerem sucessivos ataques, calúnias e acusações de estarem se apropriando dos recursos”
A Asfav (Associação de Familiares e Vítimas de 8 de Janeiro) decidiu interromper a arrecadação de auxílio financeiro aos presos pela invasão das sedes dos 3 Poderes em Brasília. O anúncio foi feito no domingo (18.mai.2025). A promessa é manter pagamentos somente até junho.
Fundada pela advogada Gabriela Ritter em maio de 2023, a associação informou em comunicado que decidiu encerrar o trabalho depois de seus integrantes “sofrerem sucessivos ataques, calúnias e acusações de estarem se apropriando dos recursos financeiros que são doados”.
O STF (Supremo Tribunal Federal) condenou 371 pessoas pelas invasões de 8 de janeiro de 2023. Do total de condenados, 225 foram classificados como executores, responsáveis pelos crimes considerados mais graves, enquanto 146 foram enquadrados como incitadores.
A associação não divulgou informações sobre o montante arrecadado até agora ou quantos presos recebiam auxílio financeiro. Depois de junho, a chave Pix utilizada para receber doações será desativada.
A Asfav diz que se dedicará a outras atividades. “Informamos que continuaremos com o trabalho político e jurídico da associação, bem como o atendimento voluntário dos advogados e psicólogos da Asfav.”
Deixe um comentário