Lar África Portugal poderá transmitir experiência aos países da CPLP enquanto membro da NATO, diz analista
ÁfricaAngolaInternacionalÚltimas notícias

Portugal poderá transmitir experiência aos países da CPLP enquanto membro da NATO, diz analista

O ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, presidiu, nesta terça-feira, 20, a abertura da 26.ª Reunião dos Chefes de Estado-Maior General das Forças Armadas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O especialista em questões internacionais e estratégicas, Crisóstomo Chipilica, considera a reunião de muito importante pela cooperação entre os estados membros, e sendo Portugal membro da NATO poderá transmitir a sua experiência do ponto de vista de doutrina e operacional bem como as novas dinâmicas secretárias da defesa nacional.

Chipilica, pensa também que o certame vai viabilizar a partilha do conceito estratégico de defesa dos estados membros, por isso, o especialista espera que o encontro venha analisar a situação militar e instabilidade que se vive na Ucrânia e no Médio Oriente, Crisóstomo defende a criação da doutrina ao nível da CPLP como modelo de defesa.

As novas dinámicas do mundo exigem dos membros da CPLP, e aponta a dinâmica das forças armadas dos EUA, Rússia, China, por considerar que hoje o mundo é da Inteligência Artificial, mundo da robotização, ciber-segurança, ciber-defesa, vários elementos que devem ser vistos para que os estados membros da organização sigam essa evolução.

O acto teve lugar nas instalações da Brigada de Defesa Aérea da Força Aérea Nacional (FAN), antiga Base Aérea de Luanda, e reúne altas patentes militares dos Estados-membros da CPLP com o objectivo de reforçar a cooperação no domínio da Defesa e Segurança.

A reunião decorre sob o lema “Forças Armadas da CPLP: Cooperação Militar e Segurança Colectiva” e visa a troca de experiências, avaliação das acções conjuntas e definição de estratégias comuns para a promoção da paz e estabilidade na região lusófona.

Os trabalhos da reunião terão continuidade esta quarta-feira, 21 de Maio, no Cabo Ledo, em Luanda, onde os participantes realizarão actividades de encerramento e visitas operacionais.

A CPLP integra Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

O conteúdo Portugal poderá transmitir experiência aos países da CPLP enquanto membro da NATO, diz analista aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Emissoras públicas defendem protagonismo mundial contra desinformação Agência Brasil

Representantes de organizações nacionais e internacionais estão reunidos, em São Paulo, para...

Salão de Artesanato começa em SP com 100 mil peças em exposição

Com mais de 100 mil peças em exposição e à venda, começa...