Lar África “Reinício” das relações com os EUA sobre a mesa da reunião entre Ramaphosa e Trump
ÁfricaAngolaInternacionalÚltimas notícias

“Reinício” das relações com os EUA sobre a mesa da reunião entre Ramaphosa e Trump

O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, que encontra-se neste momento no salão oval da Casa Branca, disse que um dos objectivos do encontro com o Presidente Donald Trump é “redefinir as relações entre os dois países dois países, parceiros de longa data”.

“Gostaríamos de recalibrar as relações entre nossos dois países e discutir uma ampla gama de questões: geopolíticas, o trabalho que vocês estão a fazer para trazer a paz ao redor do mundo, à Ucrânia e ao Oriente Médio. Valorizamos isso. E também somos um grande contribuidor para os processos de paz que estão a acontecer ao redor do mundo”, disse o presidente sul-africano.

Ramaphosa prosseguiu, dizendo que a visita também possui um cariz económico: “queremos discutir como podemos nos apoiar mutuamente. Vocês são uma economia muito maior do que a nossa. Somos apenas uma economia minúscula, mas dependemos uns dos outros em uma série de questões. Temos minerais essenciais que vocês querem para impulsionar o crescimento da sua própria economia e industrializar. Então, temos isso a oferecer, incluindo minerais de terras raras”, disse, citado pela Reuters. 

Na agenda do encontro constam ainda questões comerciais, a liderança sul-africana do G20, leis de equidade e os africâneres que, recentemente, receberam asilo político dos Estados Unidos da América.

O Governo Trump tem acusado a África do Sul de confiscar terras de fazendeiros brancos e de fomentar violência desproporcional contra proprietários de terras brancos com “retórica odiosa e acções governamentais”.

Por sua vez, Pretória afirma que tais alegações são imprecisas e que os EUA “não reconhecem a história profunda e dolorosa da África do Sul”.

A tensão aumentou entre os dois países quando em Março último, o embaixador sul-africano nos Estados Unidos da América, Ebrahim Rasool, foi expulso.

África do Sul considera “lamentável” expulsão de seu embaixador dos EUA

O conteúdo “Reinício” das relações com os EUA sobre a mesa da reunião entre Ramaphosa e Trump aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Rio confirma mais duas mortes por febre do Oropouche

Mais duas mortes por febre do Oropouche foram confirmadas hoje (21) pela...

TV Brasil terá programação especial das festas de São João

A TV Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), inicia na próxima...

Senado aprova novo marco para o licenciamento ambiental no país

O Senado aprovou nesta quarta-feira (21), com 54 votos favoráveis e 13...

Fiocruz cria ferramenta para monitorar substitutos do leite materno

O programa Inova Fiocruz, da Fundação Oswaldo Cruz, impulsionou o desenvolvimento de ferramenta...