Lar África Directora do Hospital de Viana desmente informações sobre falta de energia eléctrica há três semanas
ÁfricaAngolaInternacionalÚltimas notícias

Directora do Hospital de Viana desmente informações sobre falta de energia eléctrica há três semanas

A directora do Hospital Municipal de Viana, Maria Kativa Mateus, afirmou nesta quarta-feira, 21, que são falsas as informações que têm vindo a circular nas redes sociais, nas últimas semanas, dando conta da falta de energia eléctrica na principal unidade sanitária daquele município de Luanda.

A responsável disse que as informações não condizem com a verdade, sublinhando que o hospital tem dois grupos geradores, que de forma alternada, têm vindo a ser ligados, sempre que se regista interrupção no normal fornecimento da corrente eléctrica da rede pública.

Maria Kativa Mateus garantiu que um dos grupos geradores é considerado especial, reservado a abastecer os serviços do bloco operatório, laboratório, a maternidade e a sala de doentes críticos do hospital municipal de Viana, localizado no recém-criado município dos Mulenvos.

Várias são as denúncias de cidadãos daquela região de Luanda, que têm vindo a recorrer às redes sociais a denunciar a falta de energia eléctrica no Hospital Municipal de Viana.

Lembrar que recentemente o Presidente do Sindicato dos Médicos de Angola, Adriano Manuel, em declarações à emissora católica de Angola, também denunciou a falta de energia na referida unidade sanitária, tendo inclusive atribuído as responsabilidade ao administrador do município, por eventuais mortes de pessoas que ai acorrem em busca de tratamento médico.

Nas declarações, o médico disse mesmo que esteve no hospital e no momento em que se retirava, assistiu a uma família que chegou aflita com um ente-querido em estado grave, mas que no momento a unidade sanitária encontrava-se sem energia eléctrica.

Os rumores sobre a falta de energia electrica, datam de há três semanas, quando a subestação eléctrica de Viana, localiza da Zona do Porto Seco, município dos Mulenvos incendiou-se por conta de um curto circuito, tendo deixado diversos bairros às escuras, incluindo o capalanga, onde está situado o hospital.

Entretanto, a directora geral do Hospital, Maria kativa Mateus, que falava à Rádio Nacional de Angola, nesta quarta-feira, disse não serem verdadeiras as informações.

“Se dissermos que o hospital está sem energia desde que ocorreu este incêndio, estaríamos a mentir. Nós temos energia dos geradores no hospital “, sublinhou.

Questionada sobre um vídeo posto a circular nas redes sociais, que mostra o hospital as escuras, Maria Kativa Mateus respondeu que o autor do vídeo agiu de “má fé” ao afirmar que o gerador está avariado, pelo que “não corresponde à verdade”.

“O gerador funciona 24 horas, com esta alternância gerador especial, gerador geral. Não temos qualquer problema com combustível, nem com os próprios geradores”, garantiu.

O conteúdo Directora do Hospital de Viana desmente informações sobre falta de energia eléctrica há três semanas aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Empresas procuraram menos crédito em março

A procura de crédito por parte das empresas cresceu 0,9% em março...

Glaucoma: SUS amplia exames, mas acesso desigual preocupa especialista

De 2019 a 2024, quase 10 milhões de exames específicos para o...