Segundo a Casa Branca, o secretário de Defesa, Pete Hegseth, aceitou o luxuoso Boeing 747 cumprindo “todas as regras e regulamentos federais”
O assistente do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, Sean Parnell, afirmou nesta 4ª feira (21.mai.2025) que o Secretário de Defesa Pete Hegseth aceitou o Boeing 747-8 dado como presente pelo Qatar ao presidente Donald Trump (Partido Republicano).
O avião pertence à família real qatari e foi oferecido a Trump durante a viagem do republicano ao Oriente Médio. Tem uma decoração luxuosa e é avaliado em US$ 400 milhões (R$ 2,3 bilhões).
Em declaração na Casa Branca, Trump disse que “é ótimo” que o país do Oriente Médio esteja presenteando o governo norte-americano.
O porta-voz do Departamento de Defesa disse que a aeronave será recebida cumprindo “todas as regras e regulamentações federais”.
“O Departamento de Defesa trabalhará para garantir que medidas de segurança adequadas e requisitos de missão funcional sejam considerados para uma aeronave usada para transportar o presidente dos Estados Unidos”, disse Parnell.
AVIÃO PRESIDENCIAL
Trump e outras autoridades ligadas à Casa Branca informaram que, caso fosse aceito, o avião serviria como Air Force One, modelo exclusivo para viagens presidenciais nos EUA.
Jornais norte-americanos afirmaram que o republicano desejava aceitar o presente para, depois de sair da Presidência, incluí-lo no seu acervo pessoal. Trump negou e criticou a mídia diversas vezes pelas alegações.
“O Boeing 747 está sendo doado à Força Aérea/Departamento de Defesa dos Estados Unidos, não a mim […] Será usado pelo nosso governo como um Air Force One temporário, até que nossos novos Boeings, cuja entrega está muito atrasada, cheguem”, disse o republicano em uma publicação no Truth Social em 13 de maio.
Trump também disse que só um “idiota” não aceitaria o presente, já que o avião, segundo ele, pode evitar que pagadores de impostos e militares tenham que arcar com os custos de um Air Force One ou outro modelo.

“O Boeing 747 está sendo doado à Força Aérea/Departamento de Defesa dos Estados Unidos, NÃO A MIM! É um presente de uma nação, o Qatar, que defendemos com sucesso há muitos anos. Ele será usado pelo nosso governo como um Air Force One temporário, até que nossos novos Boeings, cuja entrega está muito atrasada, cheguem. Por que nossos militares, e, portanto, nossos pagadores de impostos, deveriam ser forçados a pagar centenas de milhões de dólares quando podem obtê-lo de GRAÇA de um país que quer nos recompensar por um trabalho bem feito? Essa grande economia será gasta, em vez disso, para TORNAR A AMÉRICA GRANDE NOVAMENTE! Só um TOLO não aceitaria este presente em nome do nosso país. Agradecemos a sua atenção a este assunto!.”
Deixe um comentário