Lar Notícias Governo Trump proíbe Harvard de receber estudantes estrangeiros
Notícias

Governo Trump proíbe Harvard de receber estudantes estrangeiros

Medida começará a valer ainda no ano letivo de 2025-2026 e afetará todos os alunos, mesmo os que já estudam na universidade

O DHS (Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos) do governo Donald Trump (Partido Republicano) cancelou nesta 5ª feira (22.mai.2025) a autorização que permite a Universidade Harvard aceitar estudantes internacionais.

A medida começará a valer ainda no ano letivo de 2025-2026 e afetará todos os alunos. Com isso, os estrangeiros que já estudam na instituição terão que buscar transferência.

Segundo o DHS, a decisão é uma motivada pela “conduta pró-terrorismo” de Harvard e foi causada pela negativa da universidade em seguir normas federais (entenda mais abaixo).

Em nota, Harvard classificou a medida como ilegal e reafirmou seu compromisso com a recepção de estudantes e professores “de mais de 140 países”.

Dados da universidade mostram que, no ano letivo 2024-2025, 27,3% dos alunos de Harvard são estrangeiros. São 6.793. Há 10 anos, o percentual era 22,5%.

Segundo a Harvard Magazine, no ano fiscal de 2024, a receita relacionada aos estudantes (mensalidades, hospedagem e alimentação, descontadas as ajudas financeiras) foi de cerca de US$ 1,4 bilhão. É 21% da receita operacional total.

“As mensalidades e outras taxas estudantis pagas por eles são uma importante fonte de receita para a Universidade […] Estudantes internacionais normalmente pagam mais perto do custo total de uma educação em Harvard do que estudantes dos Estados Unidos”, diz o texto.

Harvard X governo Trump

A universidade mais antiga dos EUA se recusou a implementar políticas exigidas pela administração Trump neste 2º mandato.

A secretária de Segurança Interna dos EUA, Kristin Noem, disse que a instituição teve “muitas oportunidades de fazer a coisa certa”, mas perdeu a certificação por “não cumprir a lei”.

Ela declarou que a situação deve servir de “alerta para todas as universidades e instituições acadêmicas do país”.

Em 14 de abril, o governo norte-americano congelou mais de US$ 2,2 bilhões em subsídios federais destinados à instituição depois da rejeição de mudanças solicitadas pela gestão Trump na política universitária. Os recursos são usados para manter suas pesquisas científicas e médicas.

ENTENDA A SUSPENSÃO

A suspensão foi feita a partir do cancelamento da certificação do SEVP (Programa de Estudantes e Visitantes de Intercâmbio, em português), necessária para que universidades norte-americanas matriculem alunos de outros países.

Harvard, então, fica impedida de receber estudantes com vistos do tipo F ou J, específicos para intercambistas.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Governo recuou sobre IOF para “evitar especulações”, afirma Haddad

Governo recuou sobre IOF para “evitar especulações”, afirma Haddad Governo recuou sobre...

Justiça impede Trump de cancelar vistos de alunos estrangeiros

Decisão de juiz da Califórnia vale para todo o país; segundo associação,...

Final da Champions League aumenta em 32% reservas em hotéis de Munique

Final da Champions League aumenta em 32% reservas em hotéis de Munique...

Eduardo Bolsonaro deve voltar ao Brasil em julho, diz Valdemar

Filho “03” de Jair Bolsonaro, o deputado anunciou em março que se...