Os angolanos residentes no estrangeiro, bem como os consultores estrangeiros que trabalham no país, passam a ser tributados pela Administração Geral Tributária (AGT), em 2025, segundo prevê o Código do Imposto sobre Rendimento das Pessoas Singulares (IRPS).
A Administração Geral Tributária assegura ter convenções com alguns países, o que vai permitir toda a informação sobre os rendimentos dos angolanos e tributar, caso não façam voluntariamente, segundo escreve o Jornal O País.
De acordo com o representante da KPMG, em Angola, Gustavo Amaral, durante o workshop “Código de Imposto Sobre Rendimento das Pessoas Singulares”, o diploma impacta negativamente as empresas do sector petrolífero, uma vez que os cálculos indicam que o sector vai pagar mais 60% em impostos, representando 60 mil milhões de kwanzas por ano.
A presente Lei, avança Gustavo Amaral, surge como pressão dos compromissos que Angola assumiu junto do Fundo Monetário Internacional (FMI) que visa o alargamento da base tributária, trazer mais receitas e nunca reduzir.
O conteúdo AGT estende cobrança de impostos a angolanos residentes no exterior aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário