O cientista político Eurico Gonçalves disse que o aprofundamento dos laços de cooperação bilaterais entre Angola e Timor-Leste visa o estreitar e aproximação entre os dois estados.
Angola conta, a partir desta terça-feira, 06, com uma embaixada em Díli, capital de Timor-Leste.
A cerimónia de inauguração foi prestigiada pelo Presidente da República de Timor-Leste, José Ramos-Horta, e contou com a presença do secretário de Estado para a Administração, Finanças e Património do Ministério das Relações Exteriores de Angola, Osvaldo dos Santos Varela, em representação do ministro Téte António.
Eurico Gonçalves disse que com este passo a política externa angolana dá um sinal do seu ritmo pragmático que visa assegurar coerência, e muitas vezes capacidade de penetração política e diplomática em várias regiões do mundo contemporâneo, atingindo desta forma várias zonas de influência, mais concretamente o sudoeste asiático.
A embaixada é chefiada por José Andrade de Lemos, que entregou as suas cartas credenciais em Maio do ano passado, tornando-se no primeiro embaixador residente de Angola em Timor-Leste e o primeiro do continente africano, incluindo os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
O diplomata sublinhou que a abertura da embaixada simboliza o excelente momento que as relações entre Angola e Timor-Leste atravessam, destacando a história comum de luta pela independência como base sólida para uma cooperação duradoura.
O conteúdo Abertura de embaixada de Angola em Timor-Leste é sinal do ritmo pragmático da política externa, diz analista aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário