segunda-feira , 28 abril 2025
Lar África Académicos reflectem sobre impacto do 25 de Abril na independência das colónias portuguesas
ÁfricaAngolaInternacionalÚltimas notícias

Académicos reflectem sobre impacto do 25 de Abril na independência das colónias portuguesas

A Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974 e o seu impacto nas independências das antigas colónias portuguesas em África, foi o tema que centralizou o debate nesta terça-feira, 22, no programa “Bancada Parlamentar”, da Rádio Correio da Kianda.

O político da FNLA, Fernando Pedro Gomes, defendeu que o 15 de Março de 1961, é considerado o primeiro dia do fim do império colonial português, e o ELNA, então braço armado do partido dos irmãos, deu formação a exércitos de muitos países da região, com destaque para o exército Bissau-guineense que causou muita baixa ao exército português.

Por seu turno, a académica moçambicana, Augusta Forquilha, considerou que o 25 de Abril foi consequência das lutas dos países sob domínio do regime colonial, sobretudo na Guiné-Bissau, para a negociação com os antigos países colonizados.

Já, Fernando Pedro Gomes, falou dos acordos de Alvor, e a fórmula como Portugal teria facilitado o MPLA a ascender ao poder, e recomendou consultar a obra de Dalila Cabrita, mas pediu contenção na abordagem de aspectos que considera sensíveis.

Por seu turno, Augusta Forquilha, falou das contradições entre o MPLA e a FNLA e, falou dos primeiros ataques levados a cabo pelo exército dos irmãos.

Por sua vez, Alberto Pinto, é da mesma opinião de que o 25 de Abril viabilizou as negociações entre a potência colonizadora e os países colonizados.

Assinala-se esta sexta-feira, o 25 de Abril de 1974, conhecido como a Revolução dos Cravos, momento em que Portugal pôs fim à ditadura do Estado Novo. Este movimento foi liderado pelo Movimento das Forças Armadas (MFA), composto por oficiais descontentes com o regime autoritário e as prolongadas guerras coloniais.

A Revolução dos Cravos marcou o início da transição de Portugal para a democracia. Foram restabelecidas as liberdades civis, abolida a censura e libertados os presos políticos. Iniciou-se também o processo de descolonização, conduzindo à independência de várias colónias africanas.

 

O conteúdo Académicos reflectem sobre impacto do 25 de Abril na independência das colónias portuguesas aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

África do Sul: Aliança Democrática obriga governo a recuar da intenção de aumentar o IVA

O Governo sul-africano anunciou nesta sexta-feira que decidiu não aumentar o IVA,...

Paradeiro incerto do leão que causou pânico na Nharêa condiciona acesso de camponeses às lavras

As famílias camponesas da três aldeias do Município da Nharêa, na província...

No Rio, carnaval virtual promove folia digital e revela novos talentos

A história do biólogo Ewerton Fintelman de Oliveira com o carnaval virtual...