Lar Notícias Acionistas aprovam listagem da JBS na bolsa de Nova York
Notícias

Acionistas aprovam listagem da JBS na bolsa de Nova York

Reestruturação da maior processadora de carnes do mundo dá mais poder de decisão para irmãos Batista; ações serão emitidas de sede jurídica na Holanda

A assembleia de acionistas da JBS aprovou nesta 6ª feira (23.mai.2025) a dupla listagem da gigante de processamento de carnes. Com a decisão, a empresa dos irmãos Batista terá ações negociadas na NYSE, a bolsa de valores de Nova York. Os papéis já estão listados na B3, a bolsa de valores de São Paulo, desde 2007.

A reestruturação cria dois tipos de ações. Uma é a Classe A, que será listada nas bolsas norte-americana e brasileira, com direito a 1 voto por ação. Outra é a Classe B, não negociável, com direito a 10 votos por ação. Joesley e Wesley Batista devem concentrar as ações Classe B, aumentando seu poder de influência nas decisões.

 

Para operar no mercado de capitais norte-americano, a JBS terá uma empresa da Holanda, a JBS NV, que fará a emissão de ações. Também serão criadas para lidar com a dupla listagem a LuxCo, com sede em Luxemburgo, e a Brazil HoldCo (a ser usada para receber ações da atual JBS SA). O comando da processadora de carnes permanece em São Paulo. Eis o novo organograma:

Com a dupla listagem, buscamos uma estrutura corporativa que nos permita refletir melhor nossa presença global e operações internacionais diversificadas, bem como implementar nossa estratégia de crescimento”, informou a JBS ao explicar a reestruturação. “Como uma empresa listada na NYSE, esperamos melhorar nosso acesso a fontes de financiamento para apoiar nossas operações, bem como reduzir nosso custo de capital.

Antes do processo de votação dos acionistas –que teve uma etapa anterior à assembleia, por meio de voto remoto –, duas consultorias de investimento, a Institutional Shareholder Services e Glass, Lewis & Co, recomendaram a rejeição da reestruturação. A alegação é a perda de poder dos minoritários e concentração de controle nas mãos dos irmãos Batista. Segundo a JBS, tais consultorias são tradicionalmente contrárias ao modelo de ações diferenciadas (Classe A e B).

A aprovação da dupla listagem e da reestruturação da JBS teve votos apenas dos acionistas minoritários. O BNDESPar, apesar de minoritário, se absteve. 

O resultado da assembleia demonstra que os acionistas estão confiantes nos benefícios gerados a partir da dupla listagem e na adequação da estrutura societária ao perfil global e diversificado da Companhia“, afirmou Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS.

Eis os próximos passos do processo de reestruturação da JBS, com datas estimadas:

  • 30 de maio – Conclusão do registro da JBS N.V. com emissor estrangeiro na CVM (Comissão de Valores Mobiliários);
  • 6 de junho – último dia de negociação das ações da JBS S.A. na B3;
  • 9 de junho – início da negociação de BDRs (recibos depositários de ações), da JBS NV;
  • 12 de junho – Início da negociação das ações da JBS NV na NYSE.

A JBS é a maior processadora de carnes do mundo, com operações em 17 países e 280 mil funcionários. Metade da receita da empresa vem dos Estados Unidos –cerca de US$ 78 bilhões ao ano. 



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

“Podem ligar para a Janja”, diz Lula sobre falar com chefes de Estado

“Podem ligar para a Janja”, diz Lula sobre falar com chefes de...

Ronaldo vende controle do Real Valladolid a grupo norte-americano

Ronaldo vende controle do Real Valladolid a grupo norte-americano Ronaldo vende controle...

Escritor Paulo Henriques Britto é eleito para cadeira 30 da ABL

Poeta venceu eleição para com 22 votos; substituiu Heloisa Teixeira na Academia...

Lula pede 1 minuto de silêncio pela morte de Sebastião Salgado

Presidente declarou que o fotógrafo mineiro, que morreu nesta 6ª feira (23.mai),...