Lar Notícias AGU aciona PF para investigar racismo contra ministra do TSE
Notícias

AGU aciona PF para investigar racismo contra ministra do TSE

Palestrante convidada, Vera Lúcia foi impedida de entrar em seminário da Comissão de Ética Pública na 6ª feira (16.mai)

O advogado-geral da União, Jorge Messias, pediu na 4ª feira (21.mai.2025) à PF (Polícia Federal) a abertura de investigação para apurar o caso de discriminação racial contra a ministra Vera Lúcia Santana Araújo, uma das integrantes do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Indicada ao tribunal pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Vera Lúcia é advogada reconhecida pela atuação como ativista do movimento de mulheres negras.

Na 3ª feira (20.mai), a presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministra Cármen Lúcia, falou sobre o caso, que se deu na 6ª feira (16.mai).

Na ocasião, Vera Lúcia foi barrada na entrada do seminário Gestão Pública – Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e a Discriminação, promovido pela CEP (Comissão de Ética Pública) em parceria com a AGU (Advocacia Geral da União).

Vera Lúcia era uma das palestrantes do evento e foi impedida de entrar no auditório do evento mesmo depois de apresentar a carteira funcional de ministra. A liberação só foi autorizada depois de a ministra solicitar providências para resolver a situação.

No documento encaminhado à PF, Jorge Messias requereu “máxima urgência” na apuração dos fatos, a identificação dos responsáveis e aplicação das medidas legais.

Reitero o compromisso da Advocacia Geral da União com a defesa dos direitos fundamentais e com o enfrentamento de todas as formas de discriminação, especialmente o racismo estrutural que ainda persiste em diversas instâncias da vida institucional brasileira”, afirmou Messias no documento.

O evento foi realizado no auditório do edifício do Centro Empresarial da CNC (Confederação Nacional do Comércio), onde diversos órgãos têm sede, entre eles, a AGU.

Em ofício enviado ao TSE, a AGU esclareceu que a entrada no prédio é controlada por funcionários terceirizados contratados pelo condomínio.


Com informações da Agência Brasil.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Governo Lula congela R$ 31 bilhões do Orçamento de 2025

Governo federal tem objetivo de meta fiscal de deficit zero; a margem...

Governo Lula elevará IOF para fortalecer arrecadação, diz ministro

Governo Lula elevará IOF para fortalecer arrecadação, diz ministro Governo Lula elevará...

Entenda a norma dos EUA que pode impor punição a Moraes

Lei Magnitsky, ampliada em 2016, permite ao governo punir estrangeiros com bloqueio...

Governo analisa 9 possíveis casos de gripe aviária no Brasil

Ministério da Agricultura apura novas suspeitas em Santa Catarina e Mato Grosso...