O Partido PADDA-Aliança Patriótica, prevê realizar o seu Congresso Ordinário no segundo semestre deste ano, no cumprimento do plasmado no artigo 11°, n° 1 dos Estatutos daquela força política que estabelece que, ” O Congresso reúne ordinariamente de cinco em cinco anos, podendo reunir em sessão extraordinária sempre que haja necessidade para tal”.
O conclave do partido que tem como lema, “Unir, Crescer e Vencer”, é o órgão supremo do partido, competindo-lhe exprimir a vontade colectiva do partido, relativamente a vida política nacional, e a vida interna da organização.
O actual líder daquela formação política, Alexandre Sebastião André, há muito que tem anunciando a necessidade de se realizar o conclave, promovendo fazer transição de liderança, e reestruturação profunda da organização.
Em alguns círculos, a pretensão de Alexandre Sebastião André, tem merecido duras críticas, por entenderem que a intenção pode vir arruinar a organização, caso venha fazer mexidas profundas, “será o abalar dos alicerces e pilares do partido”.
Sobre a sucessão na liderança, a Rádio Correio da Kianda, sabe que um dos nomes mais sonante e apontado como possível candidato à presidência do partido, é o antigo Presidente da Convergência Ampla de Salvação de Angola- CASA-C, o almirante André Gaspar Mendes de Carvalho ‘Miau”, que substituiu na ocasião Abel Epalanga Chivukuvuku, depois de ser “apeado” da liderança dos partidos que integram (integravam) aquela plataforma política.
Quem é André Mendes de Carvalho?
André Gaspar Mendes de Carvalho “Miau”, nasceu na cidade do Lubango, província angolana da Huíla, é um dos filhos do escritor e nacionalista Agostinho Mendes de Carvalho “Uanhenga Xito”.
Depois do desentupimento no seio da CASA-CE, que terminou com o afastamenro de Chivukuvuku na liderança, viria a ser eleito Presidente daquela agremiação política, por falta de confiança política do primeiro líder da CASA -CE.
No comando da terceira força política do país, o antigo navegante mostrou-se convicto que em 2022 galgaria à cidade alta para assumir a Presidência da República, o resultado foi desastroso, a CASA -CE, que elegeu 16 deputados em 2017, não conseguiu nenhum assento no parlamento no pleito de 2022.
O general na reserva, foi Comissário Político da Direcção Política das Forças Armadas Populares de Libertação Angola (FAPLA) então braço armado do MPLA, entre 1976 e 1980, na Frente Sul.
“Miau” Entre 1980 e 1986, assumiu a chefia da Direção Política da Marinha de Guerra Popular de Angola, mais tarde, em 1986 e 1987, foi Comissário Político das FAPLA na Frente Leste.
De 1987 a 1990, André Gaspar Mendes de Carvalho foi chefe da Direção Política Nacional do Ministério do Interior. Entre 1991 e 1999, exerceu funções de adido da Defesa de Angola nas Repúblicas do Zimbabué e Moçambique.
O almirante Miau esteve de 1999 a 2011 à frente da Direção Nacional de Relações Internacionais do Ministério da Defesa de Angola, um ano depois viria abraçar a vida política activa, na CASA-CE.
Um ano depois abraçou o projeto político da CASA-CE, através do qual foi eleito deputado pelo ciclo nacional.
André Mendes de Carvalho, foi deputado à Assembleia Nacional, e membro da 2ª Comissão que trata da Defesa, Segurança, Ordem Interna, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria.
Este é o perfil do putativo candidato a liderança do PADDA, e cabeça de lista nas eleições de 2027.
Outros nomes que podem entrar na corrida a liderança do partido PADDA, na actual direcção, entre estes, estão os nomes sonantes como: o Vice-Presidente, Janota Pedro e o Secretário Geral, António Gonçalves Jurante.
Qual é o perfil de Janota Pedro?
Quem é Antonio Jurante?
António Gonçalves Jurante, foi militante do MPLA, tendo pertencido ao braço juvenil dos “Camaradas” JMPLA, deixou o partido que partido que sustenta o Governo em 1990. Já foi membro da BPV-Brigada Popular de Vigilância, e foi membro do partido PAJOCA, onde desempenhou funções de Secretário para Organização, e Secretário Geral da Juventude da extinta força política, Jurante, foi também Administrador do Partido e e Chefe da Secretaria Geral do PAJOCA.
O partido PADDA-Aliança Patriótica, tem como órgãos do Executivo, O Presidente, Vice-Presidente, Secretário-Geral, o Secretariado Nacional é constituído por 10 membros, e conta com os órgãos Provinciais, Municipais, Comunais, Distritais e de Bairros.
Estruturalmente o partido está organizado da seguinte forma: ” Congressos, Comissão Política Nacional, Presidente do Partido, Comissão Política e, Secretariado Nacional e demais órgãos de base
Este espaço, volta dentro de 7 dias, quando faltam, 2 anos para as eleições gerais de 2027.
O conteúdo Almirante “Miau” pode ser cabeça de lista do PADDA nas eleições de 2027 aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário