Lar Notícias Américas planejam imunizar 66,5 milhões em semana de vacinação
Notícias

Américas planejam imunizar 66,5 milhões em semana de vacinação

Campanha tem foco especial no combate ao sarampo e febre amarela nos países do continente

Mais de 40 países do continente americano participam de uma campanha para o esforço extra para aumentar as coberturas vacinais. Durante a Semana de Vacinação nas Américas, que começou no sábado (26.abr.2025) e vai até o dia 3 de maio, o objetivo é aplicar cerca de 66,5 milhões de doses de vacinas.

Neste momento, há atenção especial para a imunização contra o sarampo, diante dos surtos registrados nos Estados Unidos, Canadá e México, com mais de 2.600 casos confirmados e 3 mortes. O número é mais de 10 vezes superior aos 215 casos registrados no mesmo período de 2024.

No ano passado, o Brasil voltou a receber o certificado de país livre do sarampo, e, por enquanto, os casos confirmados neste ano não comprometem o título, já que não há transmissão sustentada da doença em território nacional. Para evitar que isso aconteça, o Ministério da Saúde convocou todas as pessoas que não receberam a vacina na infância, ou que não têm certeza se receberam, para tomar a tríplice viral –que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola.

A chefe de Saúde e Nutrição do Fundo das Nações Unidas para a Infância-Unicef no Brasil, Luciana Phebo, afirmou que o Brasil exerce uma grande influência regional e, historicamente, é um bom exemplo de sucesso na política de vacinação. Por isso, evitar que o sarampo volte a circular em território nacional tem uma importância ainda maior.

“O Brasil já eliminou o sarampo e perdeu esse certificado alguns anos atrás. Agora, esperamos que isso não aconteça, não só pela importância interna, mas também pela importância que o Brasil tem no mundo”, diz Phebe.

Febre amarela

Outra doença que pode ser prevenida por vacinas, mas tem causado grande preocupação este ano é a febre amarela. Até o momento, 189 casos foram confirmados em todo o continente, 3 vezes mais do que os registros de todo o ano passado. O Brasil se destaca, com 102 casos e 41 mortes.

A campanha organizada pela Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) traz neste ano o tema “Sua decisão faz a diferença”. Além de elevar as coberturas vacinais, a iniciativa pretende contribuir com as metas de eliminação de doenças, que buscam a eliminação de mais de 30 enfermidades até 2030. 

Entre as doenças, 11 são preveníveis com vacinação, como o sarampo, a febre amarela e a hepatite b, além da meningite bacteriana e do câncer de colo de útero.


Com informações da Agência Brasil.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Em Xangai, Rui Costa se encontra com empresa de satélites chinesa

Governo brasileiro negocia com a SpaceSail desde troca de farpas com Elon...

Governo publica suspensão de acordos entre INSS e associações

Publicada no “DOU”, norma foi assinada por substituta de Alessandro Stefanutto, afastado...

Justiça condena Nikolas Ferreira por ironizar trans em discurso

Juíza do TJDFT considera que fala do deputado na Câmara durante o...

Países do Brics debatem regulação de objetivos em órbita terrestre

Países do Brics debatem regulação de objetivos em órbita terrestre Países do...