O analista residente da Rádio Correio da Kianda, Eurico Gonçalves, disse que os relatos do secretário provincial do PRS no Huambo sobre uma “suposta perseguição política” têm uma relação íntima com a violação dos direitos, liberdades e garantias fundamentais, com realce para a violabilidade do domicílio e das comunicações.
Eurico Gonçalves disse estar-se a altura de um acto contínuo pelo que apelou ao político dos renovadores sociais a procurar junto das autoridades policiais uma protecção a tempo integral para que situações do género voltem a acontecer.
Eurico Gonçalves desdramatizou a hipótese de uma suposta perseguição política, pelo facto de ser difícil de se validar o crime como político ou social por não comprometer a independência nacional, a soberania e a integridade do Estado angolano.
O analista afirmou, por outro, que os referidos crimes, estão mais próximos ao direito individual do cidadão em causa e não do seu usufruto da liberdade política.
O Secretário Provincial do Huambo do Partido de Renovação Social (PRS), denuncia uma suposta perseguição política, pelo facto de ter sofrido recentemente um atentado a sua integridade física.
Soliya Selende Lumumba disse à Rádio Correio da Kianda que, o facto acorreu no passado dia 5 do mês corrente, depois de ter participado de um debate radiofónico na cidade do Planalto Central, surpreendeu-se ao encontrar que a porta do lado do motorista da sua viatura tinha sido, forçada e danificada a maneta.
Diante deste facto, o político disse que a situação o preocupou ainda mais, quando na madrugada de terça-feira para quarta-feira da semana transacta, pessoas não identificadas invadiram a sua residência, tendo os supostos meliantes apossarem-se apenas do seu telemóvel.
Para Soliya Selende esta situação constitui um sinal de aviso que visa somente o silenciar e que acredita ser um atentado a liberdade de expressão.
O homem forte dos renovadores sociais na província do Huambo entende estar-se diante de um facto de perseguição política pelo que insta as autoridades a investigarem e deterem os autores com a consequente devolução do seu telemóvel por conter informações internas do partido PRS.
O conteúdo Analista “desdramatiza suposta perseguição” política ao secretário do PRS no Huambo aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário