segunda-feira , 28 abril 2025
Lar África Analista “desdramatiza suposta perseguição” política ao secretário do PRS no Huambo
ÁfricaAngolaInternacionalÚltimas notícias

Analista “desdramatiza suposta perseguição” política ao secretário do PRS no Huambo

O analista residente da Rádio Correio da Kianda, Eurico Gonçalves, disse que os relatos do secretário provincial do PRS no Huambo sobre uma “suposta perseguição política” têm uma relação íntima com a violação dos direitos, liberdades e garantias fundamentais, com realce para a violabilidade do domicílio e das comunicações.

Eurico Gonçalves disse estar-se a altura de um acto contínuo pelo que apelou ao político dos renovadores sociais a procurar junto das autoridades policiais uma protecção a tempo integral para que situações do género voltem a acontecer.

Eurico Gonçalves desdramatizou a hipótese de uma suposta perseguição política, pelo facto de ser difícil de se validar o crime como político ou social por não comprometer a independência nacional, a soberania e a integridade do Estado angolano.

O analista afirmou, por outro, que os referidos crimes, estão mais próximos ao direito individual do cidadão em causa e não do seu usufruto da liberdade política.

O Secretário Provincial do Huambo do Partido de Renovação Social (PRS), denuncia uma suposta perseguição política, pelo facto de ter sofrido recentemente um atentado a sua integridade física.

Soliya Selende Lumumba disse à Rádio Correio da Kianda que, o facto acorreu no passado dia 5 do mês corrente, depois de ter participado de um debate radiofónico na cidade do Planalto Central, surpreendeu-se ao encontrar que a porta do lado do motorista da sua viatura tinha sido, forçada e danificada a maneta.

Diante deste facto, o político disse que a situação o preocupou ainda mais, quando na madrugada de terça-feira para quarta-feira da semana transacta, pessoas não identificadas invadiram a sua residência, tendo os supostos meliantes apossarem-se apenas do seu telemóvel.

Para Soliya Selende esta situação constitui um sinal de aviso que visa somente o silenciar e que acredita ser um atentado a liberdade de expressão.

O homem forte dos renovadores sociais na província do Huambo entende estar-se diante de um facto de perseguição política pelo que insta as autoridades a investigarem e deterem os autores com a consequente devolução do seu telemóvel por conter informações internas do partido PRS.

O conteúdo Analista “desdramatiza suposta perseguição” política ao secretário do PRS no Huambo aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

África do Sul: Aliança Democrática obriga governo a recuar da intenção de aumentar o IVA

O Governo sul-africano anunciou nesta sexta-feira que decidiu não aumentar o IVA,...

Paradeiro incerto do leão que causou pânico na Nharêa condiciona acesso de camponeses às lavras

As famílias camponesas da três aldeias do Município da Nharêa, na província...

No Rio, carnaval virtual promove folia digital e revela novos talentos

A história do biólogo Ewerton Fintelman de Oliveira com o carnaval virtual...