O economista José Lumbo disse nesta quinta-feira, 15, à Rádio Correio da Kianda, que a visão do FMI, que revê em baixa o crescimento da economia nacional “é preocupante entre aspas”, pelo facto de estar-se a aguardar pelos estudos e previsões feitas pelo Ministério do Planeamento.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) reviu em baixa as perspectivas de crescimento económico para Angola em 2025 de 3%, para 2,4%, alertando para riscos sobre desempenho orçamental.
Estas conclusões formaram divulgadas após uma missão de avaliação pós-financiamento liderado pela Mika Saito, que decorreu entre 6 e 12 do mês corrente, que vai elaborar um relatório que deverá ser discutido no Conselho Executivo do FMI em Julho deste ano.
Para o economista, as previsões e dos resultados dependem muito da forma como é calculado ou mensurado.
O economista José Lumbo disse ainda que “muitas das previsões do FMI são reais ao invés de nominais”, destacando ser importante que as famílias saibam que o Executivo tem estado empenhado no fomento da produção nacional.
O FMI prevê ainda que a inflação continue a diminuir, mas acrescenta em comunicado que se mostra confiante na determinação das autoridades em conterem os riscos emergentes e identificarem medidas de mitigação essenciais para preservar a estabilidade macroeconómica e a sustentabilidade da divida, protegendo simultaneamente os mais vulneráveis e a dinâmica de crescimento.
O conteúdo Analista mostra-se céptico quanto a previsão do FMI sobre baixa no crescimento da economia aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário