A Presidente da Namíbia, Ndemupelila Netumbo Nandi-Ndaitwah, chegou esta quinta-feira, 08, a Luanda, para uma visita oficial de 48 horas à Angola, a convite de João Lourenço, Presidente de Angola e da União Africana.
Para hoje, tem em agenda no palácio da Cidade Alta, o encontro com o estadista angolano para abordagem de vários assuntos, segundo uma nota do Ministério das Relações Exteriores (MIREX).
Ambos os países vão assinar um acordo para fortalecer o sector agro-pecuário e garantir a segurança alimentar. No ponto de vista do especialista em relações internacionais, Adalberto Malú, que falava ao microfone do Correio da Kianda, “a visita é descrita como uma oportunidade para acelerar o progresso em domínios estratégicos e sublinhar a amizade e a solidariedade de longa data entre Angola e a Namíbia, enraizadas na luta pela independência deste país em 1990”.
“Esta relação é uma das mais robustas em África no âmbito económico e comercial. A agricultura também é outro pilar com Angola a importar carne bovina namibiana e este beneficiar-se dos cereais angolanos. A fronteira dos dois países é estratégica, mas enfrenta problemas como o roubo de gado e o contrabando. Angola lidera o Corredor do Lobito apoiado pelos EUA e a União Europeia. A Namíbia pode integrar a este projecto através dos seus portos para reduzir custos”, sugeriu o especialista.
Ainda na sua agenda de trabalho, a presidente namibiana visitará unidades fabris em Luanda, reflectindo os interesses em parcerias industriais e discutirá com o Banco Nacional de Angola (BNA), a operação do enamorando de entendimento entre os bancos centrais dos dois países, assinado em Fevereiro de 2023.
Nandi-Ndaitwah e Lourenço também abordarão futuros acordos no sector de petróleo e gás, sectores identificados como prioritários para aprofundarem os laços bilaterais.
O conteúdo Analista sugere ao Governo inserção da Namíbia no Corredor do Lobito aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário