O especialista em gestão e administração pública, Denílson Duro, disse que “a gestão escolar em Angola está mais voltada para a área pedagógica e não da questão administrativa, como a manutenção e gestão das escolas”.
O especialista defende por isto, a necessidade de se adoptar um modelo de administração em que as escolas recebam dotação financeira directa independentemente do nível ou da zona geográfica que se encontra, alinhada na perspectiva da entrega da competência da gestão escolar aos municípios.
Estas declarações foram feitas nesta quinta-feira, 14, no espaço “Tem a Palavra”, do programa da Rádio Correio da Kianda, que abordou sobre “a problemática da manutenção das escolas em Angola”.
Denílson Duro disse que o modelo de gestão escolar no país está estrangulado, ajustados aos ciclos pedagógicos, reafirmando a necessidade de se encontrar outros meios de arrecadação financeira para garantir a gestão das escolas.
Já o analista Crisóstomo Chipilica aventa a possibilidade da implementação de uma comparticipação financeira por parte dos encarregados de educação, para que contornar os actuais problemas que as escolas se debatem.
O conteúdo Analistas defendem entrega da competência da gestão escolar aos municípios aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário