A Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, destacou esta segunda-feira, em Luanda, o potencial de desenvolvimento das relações bilaterais com a República Checa no sector da saúde, durante um encontro com uma delegação checa liderada pelo Vice-Primeiro-Ministro e Ministro da Saúde, Vlastimil Válek.
Angola e a República Checa pretendem assinar um memorando de entendimento, no próximo trimestre, no domínio da Saúde, com foco na formação de quadros, pós-graduação, investigação científica, assistência técnica, e na troca de experiências em assistência de saúde e sanitária nos três níveis de assistência médica.
Sílvia Lutucuta manifestou o interesse em estabelecer parcerias no âmbito do Plano Emergencial de Formação de Quadros do Sector da Saúde, visando o reforço das capacidades técnicas e científicas dos profissionais angolanos.
A governante abordou também a importância da atracção de indústrias farmacêuticas e de suplementos de saúde para o país, bem como a criação de oportunidades de concessão de bolsas de estudo para estudantes angolanos na República Checa.
A ministra da saúde enfatizou ainda, no quadro do combate às doenças crónica não transmissíveis, a relevância da cooperação com especialistas checos, com vista à formação em áreas especializadas onde Angola enfrenta carências, promovendo assim a melhoria dos serviços de saúde no país.
O Vice-Primeiro-Ministro e ministro da Saúde disse em declarações à imprensa que o facto de muitos angolanos se terem formado na República Checa, é um processo que se pretende continuar, de modo a aumentar o número de profissionais formados na República Checa, com foco nas áreas de pós-graduação, investigação científica e especialização.
O alto dirigente checo realçou a vasta gama de equipamentos que o seu país pode oferecer a Angola nas áreas da ginecologia e esterilização
Acrescentou que no encontro com a Vice-Presidente da República abordou, ainda, temas como o Corredor Lobito, projecto que a República Checa também pode oferecer a sua cooperação.
O conteúdo Angola e República Checa “estudam novo acordo no domínio da saúde” aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário