Lar África Angola reduz taxa de mortalidade neonatal de 24 para 16 mortes por mil nados vivos
ÁfricaAngolaInternacionalÚltimas notícias

Angola reduz taxa de mortalidade neonatal de 24 para 16 mortes por mil nados vivos

O secretário de Estado para o Planeamento disse durante a cerimónia de lançamento do mais recente Inquérito de Indicadores Múltiplos e de Saúde (IIMS) 2023-2024, realizado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que o país registou uma redução da taxa de mortalidade neonatal de 24 , para 16 mortes por mil nados vivos.

Luís Epalanga disse que em relação a de fecundidade geral, a taxa caiu de 6,2 para 4,8 filhos por cada mulher em idade reprodutiva.

O governante destacou que a redução da taxa de fecundidade por cada família na zona rural,  foi de 8,2 para 6,9 filhos por cada mulher em idade reprodutiva, ao passo que na área urbana a redução foi de 5,3 para 3,8 filhos.

Luís Epalanga disse ainda que relativamente ao uso de contraceptivos, houve um aumento de 14 para 17 por cento entre as mulheres casadas ou em união de facto, e de 13 para 30 por cento entre as não casadas.

O incremento da necessidade de planeamento familiar foi de 14 para 17 por cento. O governante disse ainda que, baseando-se nos dados do inquérito, o aumento da desnutrição crónica em crianças menores de cinco anos passou de 38 para 40 por cento, “o que constitui um dos desafios,  no que toca  à manutenção dos níveis de desnutrição aguda em 5 por cento, bem como de sobrepeso em 3 por cento em crianças menores de cinco anos”.

Constam, ainda, dos dados do IIMS 2023/2024, o aumento da percentagem de crianças entre os seis e 59 meses que testaram positivo para a malária, passando de 14 para 17 por cento a nível nacional.

O conteúdo Angola reduz taxa de mortalidade neonatal de 24 para 16 mortes por mil nados vivos aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Trabalhos de psicólogos são premiados pela luta antimanicomial no DF 

No dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado neste domingo (18), Marcus Danyel...

Integrante do PCC preso na Bolívia é levado para presídio em Brasília

O integrante da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) Marcos Roberto...

Papa quer Igreja unida contra “ódio e economia que marginaliza os pobres”

Uma Igreja Católica unida e missionária contra as “feridas causadas pelo ódio...