Lar África António Costa e Carlos Costa desistem de processo contra Isabel dos Santos no BIC
ÁfricaAngolaInternacionalÚltimas notícias

António Costa e Carlos Costa desistem de processo contra Isabel dos Santos no BIC

O ex-Primeiro Ministro de Portugal, António Costa, e o ex-Governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, desistiram da acção contra a empresária angolana Isabel dos Santos de ser retirada da lista de accionistas do Banco BIC, tendo ambas as partes chegado a um acordo sobre as acções judiciais motivadas por trocas de acusações públicas.

A informação foi confirmada pelo advogado de António Costa, Manuel Magalhães e Silva, através do jornal português Observador, e em seguida confirmado à Lusa, onde tudo começou após Carlos Costa publicar em Novembro de 2022, o seu livro “O Governador”, contendo acusações de que foi pressionado pelo antigo Chefe do Governo Português para não retirar Isabel dos Santos do Banco BIC e na mesma obra, acusa António Costa de intromissão política no processo de retirada de idoneidade à empresária angolana.

Lembrar que Isabel dos Santos era uma das principais accionistas do Banco BIC (agora EuroBic) e detinha 42,5% da instituição. Em Janeiro de 2020, a antiga PCA da Sonangol renunciou os seus direitos de voto e tomou a decisão de sair desta estrutura. Mas deixando uma “luta” de tribunal entre os rostos na altura mais influentes da Economia e do Governo Português.

Na apresentação do livro em 2022, Carlos Costa disse confirmar que António Costa o “contactou por chamada” para o telemóvel no dia 12 de Abril de 2016, no período da tarde, após uma reunião que o antigo governador português teve com Isabel dos Santos, com o sócio da empresária angolana Fernando Telles e com o director do departamento de supervisão Carlos Albuquerque.

Segundo Carlos Costa, o então Primeiro-Ministro de Portugal terá comunicado nessa chamada telefónica que “não se pode tratar mal a filha do Presidente de um país amigo”.

António Costa insistia que as declarações proferidas pelo ex-governador do banco central português são falsas e, depois de o mesmo não se ter “retratado, nem pedido publicamente as desculpas que eram devidas”, constituiu um advogado e assim levantando um processo no tribunal em 2023.

O conteúdo António Costa e Carlos Costa desistem de processo contra Isabel dos Santos no BIC aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Cerca de 19 milhões não enviaram declaração do IR a dez dias do prazo

A dez dias do fim do prazo, cerca de 19 milhões de...

Governo repatria 12 brasileiros e parentes da Faixa de Gaza

O governo brasileiro repatriou um novo grupo de pessoas da Faixa de Gaza formado...

Defesas de acusados do núcleo 3 dizem que PGR não apresentou provas

Na segunda parte do julgamento dos integrantes do núcleo 3 da trama...

Fenaj: violência contra jornalistas cai, mas tem patamar preocupante

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) registrou 144 casos de agressões contra...