Lar Notícias Após Senado votar licenciamento, Câmara aprova Lei do Mar
Notícias

Após Senado votar licenciamento, Câmara aprova Lei do Mar

Texto, parado na Casa desde 2013, cria a Política Nacional para a Conservação e o Uso Sustentável do Bioma Marinho Brasileiro

A Câmara dos Deputados aprovou nesta 3ª feira (27.mai.2025) o projeto de lei 6.969 de 2013, que cria a PNGCMar (Política Nacional para a Gestão Integrada, a Conservação e o Uso Sustentável do Sistema Costeiro-Marinho).

Aprovado com 378 votos favoráveis, 66 contrários e uma abstenção, o texto estava parado na Câmara há 12 anos. Segue agora para o Senado.

A proposta passou no plenário da Câmara dias depois de o Senado aprovar o projeto que altera as regras para a emissão de licenciamento ambiental.

O texto, que teve aval dos senadores e agora está na Câmara, deve facilitar a exploração de petróleo na Margem Equatorial, região na foz do Amazonas.

LEI DO MAR

A proposta, relatada pelo deputado Túlio Gadelha (Rede-PE), ficou conhecida como “Lei do Mar”.

O projeto considera como águas sob jurisdição brasileira tanto as águas interiores quanto o espaço marinho. Essa jurisdição permite ao país regulamentar atividades, pessoas, embarcações, instalações e recursos naturais, vivos ou não, presentes na água (como na pesca), no leito ou no subsolo marinho (como na exploração de petróleo e minerais), com foco em controle e fiscalização.

No que diz respeito ao uso do solo, a proposta estabelece que os planos diretores municipais —exigidos pelo Estatuto da Cidade (Lei 10.257 de 2001)— e os planos de desenvolvimento integrado, previstos no Estatuto da Metrópole (Lei 13.089 de 2015), devem incluir diretrizes para conservação e uso sustentável dos ecossistemas e dos recursos do sistema costeiro-marinho. Isso também vale para o planejamento do uso e ocupação dos terrenos de marinha.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Brasil tem 1.266 cachaçarias e Minas Gerais segue líder

Houve alta de 4% no número de estabelecimentos em 2024 ante 2023,...

Alta do IOF é absurda e deixa crédito rural inviável, diz economista

Alta do IOF é absurda e deixa crédito rural inviável, diz economista...

Embaixador da Palestina na ONU chora ao falar de crianças em Gaza

Embaixador da Palestina na ONU chora ao falar de crianças em Gaza...

STF ouve 5 ex-ministros de Bolsonaro em caso do “golpe”

Adolfo Sachsida, Bruno Bianco e Paulo Guedes são testemunhas de defesa de...