Lar África Ataques paramilitares da RSF deixam Porto Sudão sem energia
ÁfricaAngolaInternacionalÚltimas notícias

Ataques paramilitares da RSF deixam Porto Sudão sem energia

Ataques de drones atingiram uma grande usina de energia em Port Sudan nesta terça-feira, causando “uma queda total de energia” na cidade oriental do Sudão, informou a fornecedora de electricidade do país à BBC.

O bombardeio ocorreu enquanto a RSF paramilitar continua a intensificar os ataques em Port Sudan, após lançar seus primeiros ataques na cidade neste fim-de-semana.

A RSF liberou drones contra outros alvos importantes na manhã de terça-feira. Um drone atingiu a parte civil do aeroporto internacional da cidade, causando o cancelamento de voos. Outro drone atingiu uma base militar no centro da cidade e um terceiro atingiu um depósito de combustível perto do porto.

Testemunhas afirmam que um hotel localizado perto da residência do chefe do exército Abdel Fattah al-Burhan também foi atingido no ataque. Não houve relatos de vítimas.

O Ministro da Informação do Sudão, Khalid Aleiser, visitou a parte sul do porto, onde tanques de combustível teriam sido atingidos. Ele criticou duramente os Emirados Árabes Unidos , dizendo que estavam armando a RSF. Os Emirados Árabes Unidos rejeitaram a acusação e condenaram os ataques.

A RSF está atacando Port Sudan pelo terceiro dia consecutivo. A cidade já havia sido poupada na guerra de dois anos no Sudão.

No domingo, ataques atingiram a parte militar do aeroporto, seguidos por ataques a depósitos de combustível na segunda-feira. Em ambos os casos, fontes militares culparam a RSF. Os paramilitares não comentaram os ataques.

As Nações Unidas suspenderam temporariamente todos os voos de ajuda humanitária com destino e partida de Porto Sudão, mas mantêm as operações regulares de ajuda.  “Nenhum de nossos escritórios, instalações ou armazéns foi afectado e continuamos realizando nossas operações regulares” , disse Farhan Haq , porta-voz adjunto da ONU.

O conteúdo Ataques paramilitares da RSF deixam Porto Sudão sem energia aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

João Lourenço espera que influência do novo Papa contribua para restituição da paz mundial

Num comunicado divulgado na noite desta quinta-feira, 08, à semelhança de outros...

Banco Central autoriza financeiras a emitir LCI

A partir de 1º de julho, as sociedades de crédito, financiamento e...

BC limita valores entre registradoras de recebíveis de cartões

As tarifas entre entidades que registram recebíveis de cartões terão um limite...

Casos de gripe aumentam nas regiões Norte e Centro-Oeste, diz Fiocruz

O boletim semanal da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado nesta quinta-feira (8)...