Incidente foi durante evento que homenageia líder anticolonial filipino; a polícia prendeu um suspeito, de 30 anos, morador de Vancouver
Pelo menos 9 pessoas morreram depois de um motorista atropelar uma multidão em um festival em Vancouver (Canadá) na noite de sábado (26.abr.2025) –já domingo (27.abr) no Brasil. Há relatos de vários feridos. As informações são da agência Reuters.
A polícia informou que prendeu um suspeito, um homem de 30 anos, morador de Vancouver. Ele foi inicialmente detido por pessoas que estavam no local antes da chegada dos agentes.
Steve Rai, vice-chefe do Departamento de Polícia de Vancouver, disse que o suspeito era “conhecido da polícia em certas circunstâncias”, mas não deu mais detalhes. Declarou estar “confiante” de que o incidente não se tratou de um ato de terrorismo.
Nas redes sociais, internautas compartilharam imagens do local depois do atropelamento (as imagens são fortes):
🚨 Multiple people were killed and injured in Vancouver after a man drove a vehicle into a crowd at a Filipino street festival
Death Toll Rises to 8 in Vancouver Festival Incident with 6 people in critical condition.
The Police rule out this being Terrorism.
The driver of the… pic.twitter.com/pvie1WBlVQ
— World Source News 24/7 (@Worldsource24) April 27, 2025
Additional footage from the scene of the incident at the Lapu Lapu Festival in Vancouver, Canada, in which an individual drove through a crowd of festivalgoers on a closed-off street, with reports right now suggesting 5-10 fatalities and well over a dozen injuries. The suspect is… pic.twitter.com/WNfYp9mXDh
— OSINTdefender (@sentdefender) April 27, 2025
#BREAKING: Mass-casualty event after an SUV plowed into a street festival in Vancouver. pic.twitter.com/hW2fDtzRYL
— Insider Wire (@InsiderWire) April 27, 2025
O festival é realizado por pessoas da comunidade filipina no Canadá. O atropelamento se deu durante as celebrações do Dia de Lapu-Lapu. O evento cultural, tradicional na cultura das Filipinas, homenageia o chefe indígena que liderou a vitória sobre colonizadores comandados por Fernão de Magalhães, de Portugal.
Uma testemunha disse à CTV News que viu um carro preto dirigindo de forma errática na área do festival pouco antes de a multidão ser atingida.
No X, o prefeito de Vancouver, Ken Sim, declarou estar “chocado” e “profundamente triste” com o atropelamento.
“Nossos pensamentos estão com todos os afetados e com a comunidade filipina de Vancouver neste momento incrivelmente difícil”, disse.
O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, também falou sobre o atropelamento no X.
“Fiquei arrasado ao saber dos eventos horríveis no festival Lapu Lapu em Vancouver”, afirmou. “Apresento minhas mais profundas condolências aos entes queridos dos mortos e feridos, à comunidade filipino-canadense e a todos em Vancouver. Estamos todos de luto com vocês. Estamos monitorando a situação de perto e agradecemos aos nossos socorristas pela rápida ação”, disse.
Deixe um comentário