A queda do preço do barril de petróleo nos mercados internacionais e que o fixaram abaixo da referência tomada no OGE/2025 não vai afectar o compromisso de pagamentos de salários por parte do Governo.
A garantia é da ministra das Finanças Vera Daves, que sustenta que desde sempre tem havido a defesa dos salários e os compromissos com os credores internacionais, assim como com as instituições financeiras, de forma a não se perder nem a confiança de quem empresta dinheiro.
Vera Daves afirmou também que, não há qualquer plano, para se avançar com um orçamento rectificativo. A situação pode alterar-se caso haja um prolongamento na actual baixa do preço da principal commodity de exportação.
Sabe-se que o petróleo é, também, o maior contribuinte fiscal, por via da actividade de exploração, e captador de divisas.
Sobre o assunto, economista Fábio Manuel, disse que esta medida lançada, que resulta das políticas do presidente da nação mais poderosa do mundo, deve-se ao facto de ter um défice comercial que aumentou no ano passado.
Fábio Manuel disse, por outro lado, que os Estados Unidos, não são o único país a adoptar a medida proteccionista, e que a sua medida visa alcançar aquilo a que chama de “igualdade económica”.
O conteúdo Baixo preço do petróleo não vai afectar pagamento de salários, diz Vera Daves aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário