O Banco Nacional de Angola sancionou os bancos BCI e YETU em valores que ultrapassam os mil milhões de kwanzas, conforme comunicado datado de 28 de Abril, ao qual o Correio da Kianda teve acesso.
O Banco de Comércio e Indústria (BCI) e o Banco YETU foram ambos multados, de acordo com a nota, por incumprimento de regras e procedimentos de prevenção e combate ao branqueamento de capitais, financiamento ao terrorismo e proliferação de armas de destruição em massa.
Ao BCI, foi aplicada a sanção pecuniária no montante de Kz 330 400 000,00 (trezentos e trinta milhões e quatrocentos mil kwanzas), enquanto ao Banco Yetu, foi sancionado no montante de Kz 1 000 000 000,00 (mil milhões de kwanzas).
Pesam ainda contra o Banco YETU “deficiências graves no sistema de Controlo Interno, com destaque na insuficiente afectação de recursos para o controlo e gestão de riscos, segregação de responsabilidades e mitigação de conflitos de interesses, assim como a ausência de autonomia e independência das funções de controlo”, diz a nota do banco central.
O ex-Presidente da Comissão Executiva do Banco foi igualmente sancionado em Kz 100 000 000,00 (cem milhões de kwanzas). João da Costa Ferreira foi ainda penalizado com “a medida acessória de inibição do exercício de funções como membro de órgãos sociais ou titular de cargo de gestão relevante em instituições financeiras, por um período de três anos, pelo incumprimento do Código de conduta dos mercados interbancários, bem como do dever de gestão sã e prudente da instituição financeira”.
O conteúdo Bancos BCI e YETU sancionados em mais de mil milhões de kwanzas aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário