segunda-feira , 28 abril 2025
Lar África “Blocos regionais devem estar cada vez mais unidos para terem influência na arena internacional”
ÁfricaAngolaInternacionalÚltimas notícias

“Blocos regionais devem estar cada vez mais unidos para terem influência na arena internacional”

“A actual situação geopolítica ensina-nos que os blocos regionais e outros devem estar cada vez mais unidos para poderem ter um lugar e influência na arena internacional”.

O ministro das Relações Exteriores e Presidente do Conselho Executivo da União Africana resumiu assim o cenário geopolítico actual, ao discursar na 24a Sessão Extraordinária do Conselho Executivo da organização, que decorre esta terça-feira, 15, em Addis-Abeba, na Etiópia.

Para Téte António, “a África não é excepção”: “o continente africano encontra-se numa encruzilhada em que chegar ao destino do desenvolvimento requer mais esforço, mais coerência e mais coesão por parte de cada um de seus filhos”, disse.

Para tanto, assinalou que o Presidente da República de Angola e Presidente em exercício da União Africana, decidiu colocar as questões de paz e segurança no centro da sua acção, no âmbito das suas responsabilidades continentais.

Desafio com números reais. Actualmente, 35 países africanos apresentam algum tipo de conflito interno, os quais têm origem distintas, como conflitos entre diferentes grupos étnicos e religiosos, guerra civil, domínio de grupos extremistas, dentre outros. Recordar que hoje, assinala-se dois anos desde o início da guerra no Sudão, que já vitimou 150 mil pessoas, 50 mil desaparecidos, sendo que 13 milhões de sudaneses encontram-se fora de suas casas.

A 24a Sessão Extraordinária do Conselho Executivo da União Africana visa eleger um membro do Conselho de Paz e Segurança, um membro da Comissão da União Africana sobre o Direito Internacional (CUADI), e um outro do Conselho Espacial Africano (AfSC), além de proceder a análise minuciosa dos Relatórios sobre a Eleição dos dois Comissários da Comissão da União Africana (CUA) da África Central.

“O Conselho de Paz e Segurança, órgão colegial, deliberativo e decisório, é a expressão da vontade de proporcionar soluções adaptadas às realidades africanas, face aos múltiplos desafios de segurança que o continente africano enfrenta”, disse, o ministro Téte António, que preside a sessão extraordinária na qualidade de Presidente do Conselho Executivo da UA.

Vão ser eleitos ainda nesta quarta-feira, 15, os candidatos para a vaga da Região Norte do CPS, em que concorrem a Argélia e a Líbia, “cujos feitos e compromisso com a paz, a segurança e o desenvolvimento são bem conhecidos, desde a criação da Organização continental”, lê-se na nota do MIREX.

O conteúdo “Blocos regionais devem estar cada vez mais unidos para terem influência na arena internacional” aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

África do Sul: Aliança Democrática obriga governo a recuar da intenção de aumentar o IVA

O Governo sul-africano anunciou nesta sexta-feira que decidiu não aumentar o IVA,...

Paradeiro incerto do leão que causou pânico na Nharêa condiciona acesso de camponeses às lavras

As famílias camponesas da três aldeias do Município da Nharêa, na província...

No Rio, carnaval virtual promove folia digital e revela novos talentos

A história do biólogo Ewerton Fintelman de Oliveira com o carnaval virtual...