segunda-feira , 28 abril 2025
Lar África Bombardeamento deixa sete mortes numa cidade retomada pelo exército
África

Bombardeamento deixa sete mortes numa cidade retomada pelo exército

Um bombardeamento paramilitar no domingo contra uma cidade estratégica do sul do Sudão, onde o exército quebrou um cerco prolongado no mês passado, matou sete civis e feriu cerca de duas dezenas de outros, segundo uma fonte médica.

El-Obeid, a capital do estado do Cordofão do Norte, foi atacada pelas Forças de Apoio Rápido (RSF) paramilitares, em guerra com o exército desde abril de 2023, disse a fonte do principal hospital da cidade e várias testemunhas.

Testemunhas relataram intensos bombardeamentos das RSF no domingo, com um projétil a atingir um autocarro de transportes públicos que transportava passageiros, no terceiro dia consecutivo de ataques vindos do norte e do leste.

A fonte hospitalar, que falou sob condição de anonimato por razões de segurança, disse que o bombardeamento matou sete pessoas e feriu outras 23, todas civis.

No mês passado, o exército quebrou um cerco de quase dois anos das RSF a El-Obeid, que se situa num cruzamento crucial que liga a capital Cartum à região ocidental do Darfur.

As RSF capturaram quase todo o Darfur, enquanto o exército controla o norte e o leste do país e, recentemente, reconquistou grandes áreas de Cartum e do centro do Sudão.

A guerra, que opõe o chefe do exército Abdel Fattah al-Burhan ao seu antigo adjunto, o comandante da RSF Mohamed Hamdan Daglo, já causou dezenas de milhares de mortos, desalojou mais de 12 milhões de pessoas e criou a maior crise de fome e de deslocações do mundo.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

África do Sul: Aliança Democrática obriga governo a recuar da intenção de aumentar o IVA

O Governo sul-africano anunciou nesta sexta-feira que decidiu não aumentar o IVA,...

Paradeiro incerto do leão que causou pânico na Nharêa condiciona acesso de camponeses às lavras

As famílias camponesas da três aldeias do Município da Nharêa, na província...

Gabão: Tribunal Constitucional confirma vitória esmagadora de Olingui Nguema

Os resultados finais anunciados esta quinta-feira, 24, “garantem resultados esmagadores” de pelo...