Lar Notícias brainstorm teve prisão de Moraes
Notícias

brainstorm teve prisão de Moraes

Carlos Baptista Júnior relatou ao STF que cúpula das Forças Armadas discutiu medida em reuniões com Bolsonaro

O ex-comandante da Aeronáutica Carlos Almeida Baptista Júnior afirmou, em depoimento prestado ao STF (Supremo Tribunal Federal) nesta 4ª feira (21.mai.2025), que os chefes das Forças Armadas chegaram a discutir, em uma espécie de “brainstorm”, a possibilidade de prisão do ministro Alexandre de Moraes.

De acordo com Baptista Júnior, participavam desses encontros os então comandantes do Exército, general Freire Gomes; da Marinha, almirante Almir Garnier; além do próprio brigadeiro. Também estariam presentes o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o então ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira.

Durante as reuniões, segundo o ex-comandante, era debatida a possibilidade de decretação de uma GLO (Garantia da Lei e da Ordem), com base em uma leitura do cenário político-social do país. O objetivo, afirmou, seria “evitar uma convulsão social”.

Ao ser questionado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, sobre se havia sido discutida a prisão de ministros do Supremo, Baptista Júnior respondeu que sim e mencionou Moraes.

Segundo ele, a sugestão foi apresentada como parte de um “brainstorming”, em que diferentes cenários eram considerados.

Baptista Júnior é uma das testemunhas convocadas a depor na ação por tentativa de golpe no Supremo. Ele foi indicado como testemunha da acusação, feita pela PGR (Procuradoria Geral da República), do ex-comandante da Marinha Almir Garnier, de Bolsonaro e do ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira.

Os depoimentos das testemunhas do chamado “núcleo 1” da investigação estão previstos para até o dia 2 de junho. Na 5ª feira (22.mai), devem prestar depoimento as testemunhas indicadas pela defesa de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, a partir das 8h.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

PT desiste de urnas eletrônicas e fará eleição com cédulas

Partido de Lula não conseguiu obter o empréstimo dos equipamentos em 11...

Ex-ministro de Temer diz ser necessário defender o Judiciário

Raul Jungmann afirma que os ministros das Cortes são alvo de ameaças...

Associação do setor de gás apoia flexibilizar licenciamento ambiental

Associação do setor de gás apoia flexibilizar licenciamento ambiental Associação do setor...

Trump aceita avião de US$ 400 mi presenteado pelo Qatar

Segundo a Casa Branca, o secretário de Defesa, Pete Hegseth, aceitou o...