Governo espera inflação de 5,0% em 2025, ainda acima da meta definida para o indicador; dados estão nas projeções do Boletim Macrofiscal
O Ministério da Fazenda elevou as estimativas de crescimento do PIB (produto interno bruto) de 2025 para 2,4%. A projeção anterior do governo era de 2,3%.
A expectativa para 2026 é um crescimento de 2,5% na economia. Os dados foram divulgados nesta 2ª feira (19.mai.2025) no Boletim Macrofiscal, elaborado pela Secretaria de Política Econômica da Fazenda a cada 2 meses. Eis a íntegra (PDF – 3 MB).
O produto interno bruto é a soma de todas as riquezas produzidas em determinado período. É um dos indicadores mais importantes do desempenho de uma economia. Se a variação cresceu, a dinâmica mostra um cenário aquecido.
As projeções do Ministério da Fazenda diferem das expectativas dos agentes financeiros. Elaborado com economistas e consultorias, o Boletim Focus do Banco Central diz que o PIB brasileiro vai variar 2,0% em 2025.
INFLAÇÃO
O Boletim Macrofiscal aumentou a projeção do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de 4,9% para 5,0% em 2025. Confirmado o resultado, o indicador permanecerá acima do teto da meta estabelecida para a inflação. Funciona assim:
- margem inferior da meta – 1,5%;
- centro da meta – 3,0%;
- margem superior da meta – 4,5%.
Os índices de inflação são usados para medir a variação dos preços. Ou seja, quanto vale o dinheiro de forma real e o peso no bolso do consumidor.
Em um resumo simplificado, um produto que custava R$ 100 passa a custar R$ 110 se a inflação foi de 10%.
O Boletim Focus traz estimativas mais pessimistas. A expectativa do mercado financeiro é que o IPCA termine o ano a 5,5%.
Deixe um comentário