segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Notícias Brasil estuda voos domésticos operados por empresas de fora
Notícias

Brasil estuda voos domésticos operados por empresas de fora

Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o modelo chamado de “cabotagem aérea” está em debate com o setor

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, disse nesta 3ª feira (15.abr.2025) que o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estuda autorizar companhias aéreas estrangeiras a operarem voos domésticos no Brasil. A modalidade, chamada de “cabotagem aérea”, permitiria que empresas internacionais transportassem passageiros em rotas dentro do território nacional.

A declaração foi feita em entrevista ao podcast “Direto de Brasília”, do jornal Folha de Pernambuco. O ministro respondeu ao articulista do Poder360 Marcelo Tognozzi, ao ser questionado sobre medidas para garantir competitividade no setor aéreo diante da possível fusão entre a Azul e a Abra, controladora da Gol.

De acordo com Silvio Costa Filho, o governo mantém conversas com empresas da América do Sul sobre o tema. “Estamos discutindo a possibilidade de até a aviação internacional também poder fazer parte de trechos de cabotagem aqui nos aeroportos do Brasil”, afirmou.

O ministro citou como exemplo um voo vindo de Lisboa para Fortaleza que, ao chegar, possa seguir com passageiros para São Paulo. A proposta está em debate com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), companhias aéreas e o Congresso Nacional. Segundo Costa Filho, a intenção é ampliar a concorrência e estimular a redução no preço das passagens aéreas.

É um voo, por exemplo, que ele vem em Lisboa, Fortaleza, ele possa fazer Lisboa, Fortaleza, pega passageiros em Fortaleza e leva para São Paulo. Então a gente está discutindo a possibilidade de até a aviação internacional também poder fazer parte de trechos de cabotagem aqui nos aeroportos do Brasil”, afirmou o ministro.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Governo divulga lista incompleta de comitiva de Lula em Roma

Pelo menos Rita Nolasco, namorada do presidente do STF, Roberto Barroso, estava...

João Carlos Martins diz estar curado do câncer de próstata

Maestro de 84 anos afirmou ter sido diagnosticado em março; ele passou...

Demitir Lupi prejudicaria os aposentados, diz senador do PDT

Weverton Rocha (PDT-MA) saiu em defesa do ministro; o congressista lidera bloco...

CBF vai oferecer R$ 5 mi ao mês para Ancelotti treinar a seleção

Contrato com o técnico italiano, atualmente no Real Madrid, valeria até o...