Lar África Candidata derrotada nas eleições da União dos Escritores Angolanos ameaça contestar resultados
ÁfricaAngolaInternacionalÚltimas notícias

Candidata derrotada nas eleições da União dos Escritores Angolanos ameaça contestar resultados

Com 44 votos, Lopito Feijó foi eleito no último sábado, 09, secretário-geral da União dos Escritores Angolanos (UEA), uma vitória que levou ao descontentamento de Marta Santos, que também concorreu ao cadeirão máximo desta organização, mas não venceu.

De acordo com a comissão eleitoral, presidida por Bendinho Freitas, as eleições ocorreram de forma “livre, democrática e transparente”.

Entretanto, nos próximos dias, a escritora pretende impugnar os resultados e, numa entrevista colectiva, levantou a causa de que Lopito Feijó ainda é presidente da assembleia de mesa, e que é proibido concorrer. Para isso, pretende recorrer aos meios internos para mais esclarecimentos dos factos.

“Essa posição ainda é vigente. Neste caso, vai-se empossar a ele mesmo e, nestas vestes, ainda assim apresentou a sua candidatura. Uma atitude que contraria os estatutos e regulamento da União”, destacou Marta Santos, dando sequência que, “antes da realização da Assembleia Eleitoral, tiveram uma reunião que contou com a presença do conselheiro e membro honorário, o mais velho Roberto de Almeida, e do jurista Francisco Queiroz, onde analisaram os documentos que regem a casa. E a comissão eleitoral foi alertada para o cumprimento dos estatutos e regulamentos da instituição, sendo que todos estiveram de acordo”.

Para a concorrente da Lista B, que arrecadou onze votos, partilhando a sua posição com Kanguimbo Ananaz, concorrente da Lista C, “Lopito Feijó antes tinha de anunciar a sua saída à assembleia, e depois deste processo fazer uma acta com todos os membros. Já no dia em que presidiu a última assembleia, teria que anunciar a sua pretensão em candidatar-se”.

Para estas eleições foram validadas 66 votos, 27 dos quais por procuração, e dois foram invalidados.

Lopito Feijó, da Lista A, prometeu materializar o seu manifesto eleitoral, que prevê, entre outras acções, angariar fundos para publicação de livros dos membros, publicar obras legadas por membros, reeditar clássicos da literatura angolana, promover a participação de escritores angolanos em feiras internacionais e dinamizar a Liga do Escritor dos Cinco (LEC).

Adiantou ainda ser intenção continuar o estreitamento das relações com as associações de escritores dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e advogar junto da UNESCO parcerias para divulgação da literatura angolana.

Lopito Feijó sucede David Capelenguela, que liderou a UEA nos dois últimos mandatos consecutivos, num total de seis anos.

O conteúdo Candidata derrotada nas eleições da União dos Escritores Angolanos ameaça contestar resultados aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Pescadores angolanos presos no Gabão já se encontram em território nacional

Provenientes da província de Cabinda, os sete pescadores angolanos que estavam detidos...

Médium Divaldo Franco morre aos 98 anos, em Salvador

O médium baiano Divaldo Franco morreu, na noite desta terça-feira (13), aos...

Portugal: presidente do Chega recebe alta hospitalar

O presidente do Chega, partido político português, que entrou no Hospital de...

Segurados do INSS podem pedir devolução de descontos ilegais

A partir desta quarta-feira (14), os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional...