Com a morte do Papa Francisco, o conclave será convocado nos próximos dias para se eleger um novo líder da Igreja Católica.
Entre os cardeais e possíveis sucessores do Papa Francisco, destacam-se o português, teólogo, poeta e intelectual, visto a nível da igreja como uma figura renovadora e influente no Vaticano, de 59 anos de idade, Tolentino Mendonça, tido como próximo de Francisco, bem como Pierbattista Pizzaballa, de 59 anos, de nacionalidade italiana, patriarca latino de Jerusalém, e o também italiano e conhecido como “o padre da rua”, Matteo Zuppi, de 69 anos.
Destacam-se ainda outros cardiais como Pietro Parolin, italiano de 70 anos, secretário de Estado do Vaticano, uma espécie de figura forte no cenário diplomático da Igreja Católica, com destaque para o Médio Oriente e a Ásia, bem como Willem Eijk, holandês, ortodoxo e conservador, de 71 anos de idade, um sacerdote contra o aborto, eutanásia, fertilização artificial, divórcio e relações homossexuais.
O húngaro de 72 anos, Péter Erdő, defensor do diálogo com religiões não cristãs, e o suíço de origem sueca de 75 anos de idade, Anders Arborelius, ambientalista e defensor da missa tradicional em latim, bem como o guineense, da ala tradicionalista e próximo de Bento XVI, Robert Sarah, de 79 anos, figuram igualmente na vasta lista dos possíveis sucessores do Papa Francisco.
Sobre o assunto, o padre Celestino Epalanga explicou que são no total 252 cardeais em todo mundo, mas que só 135 têm menos de 80 anos de idade, e que podem eleger e serem eleitos.
O sacerdote disse, por outro lado, que apenas os cardiais com menos de 80 anos, têm aquando das congregações gerais a missão de discutir o futuro da igreja.
O conteúdo Cardeais Tolentino Mendonça e Pietro Parolin apontados como potenciais sucessores de Papa Francisco aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário