Lar África Carga horária excessiva dentre desafios enfrentados pelos enfermeiros em Angola
ÁfricaAngolaInternacionalÚltimas notícias

Carga horária excessiva dentre desafios enfrentados pelos enfermeiros em Angola

Assinala-se esta quinta-feira, 12 de Maio, o Dia Internacional do Enfermeiro, data em que é homenageado o trabalho e contributo desses profissionais para a protecção da saúde.

Sobre a data, o Correio da Kianda ouviu as enfermeiras Iracelma Pinto e Luquenia Pascoal, que começaram por definir a profissão como, “o profissional da área da saúde responsável pelo cuidado e assistência da pessoa em todas as fases da vida, com o objectivo de promover a recuperação, a saúde, além de aliviar o sofrimento em situações de doença ou terminalidade”.

Iracelma Pinto, falou dos desafios da profissão, frisando que “os desafios da enfermagem são muitos e reflectem tanto as exigências da profissão, quanto as dificuldades estruturais do sistema de saúde.

Entretanto, avançou que a carga horária excessiva ainda é um desafio na enfermagem porque acaba por provocar exaustão física e mental no profissional”.

“Já tem se lutado para diminuir a carga horária, mas ainda encontramos muita demanda, existem poucos profissionais para muitos pacientes, já têm contratado muitos profissionais, mas ainda assim não é suficiente”, disse.

Falou de outro grande desafio que é a desvalorização do profissional, pois, apesar da responsabilidade que o enfermeiro carrega dentro da unidade de terapia, “os profissionais continuam com salários baixos, pouca valorização por parte da sociedade em si e das instituições de saúde, e do risco do contacto directo com agentes infecciosos e materiais de perfuro cortante tornam a enfermagem uma profissão com alto risco ocupacional”.

Já a enfermeira Luquenia Pascoal, disse que um dos maiores desafios para si, é o profissional ter a vontade de salvar a vida de um paciente e não poder por falta de material e meios.

“Este é dos maiores desafios, querer salvar vidas e não depender só de ti para poder realizar”, disse.

Quanto aos ganhos, Luquenia Pascoal avançou que “é ver um paciente recuperado e a receber alta em perfeitas condições, é ver a alegria no rosto dos familiares, é ver o paciente a aceitar que tem aquela patologia e aceitar fazer a medicação e dizer, obrigada enfermeira”.

Iracelma Pinto, frisou que “os ganhos da sua profissão é que acabam por ganhar uma mãe, um pai, uma família sem que as pessoas sejam do mesmo sangue, o enfermeiro acaba por conhecer pessoas de várias raças, várias etnias, várias religiões, a enfermagem é amor, a enfermagem é como Deus, ser enfermeiro é amar alguém que não sabes quem é, nem de onde veio, nem quanto tem na conta, nos recebemos as pessoas vezes desfiguradas ou embaixo e simplesmente amamos e cuidamos”.

Mas apesar de todos os desafios, ambas foram unânimes em afirmar que amam demais a sua profissão.

O conteúdo Carga horária excessiva dentre desafios enfrentados pelos enfermeiros em Angola aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Semana Nacional de Museus tem mais de mil participantes em todo o país

Começou nesta segunda-feira (12) a 23ª Semana Nacional de Museus, com o tema...

Moraes nega suspensão de processo contra Carla Zambelli 

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta...

CPI das Bets: Mendes autoriza silêncio de influenciadora Virgínia

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a influenciadora...

INSS vai notificar beneficiários com descontos a partir desta terça

A partir desta terça-feira (13), os aposentados e pensionistas que sofreram descontos...