segunda-feira , 28 abril 2025
Lar África Cidadãos pouco aderem à manifestações por conta da violência, afirma Laurinda Gouveia
ÁfricaAngolaInternacionalÚltimas notícias

Cidadãos pouco aderem à manifestações por conta da violência, afirma Laurinda Gouveia

O direito a manifestação está consagrado na Constituição da República de Angola, mas tem de se ter o cuidado de modo que estas manifestações não resvalem para situações que ponham em causa a segurança pública.

A afirmação é do politólogo, Rui Kandove, que advoga que a democracia é igual a consenso, a cedências, igual alternância, por isso, acredita haver ainda espaço para mudar os interesses da partes, mas que isso não coloque o povo angolano como refém de um ou do outro partido, pelo que antevê uma solução que não venha beliscar o interesse de todos.

Por seu turno, a coordenadora de Mulheres pelos Direitos Civis e Políticos, Laurinda Gouveia, afirmou que o movimento revolucionário como tal, já não existe, e por conta de perseguições, violências, muitas pessoas já não aderem as manifestações e dá exemplo, de uma manifestação que ela encabeçou em 2023, só apareceram ela, seu esposo e filho e que acabaram presos, tudo isso, decorre da divisão que reina entre os integrantes do apelidado movimento revolucionários.

A jovem, que deu rosto por longos anos as manifestações na era José Eduardo dos Santos, enalteceu a iniciativa da UNITA em anunciar protestos para travar a fraude eleitoral, mas, Laurinda Gouveia, disse não acreditar em alguns políticos na oposição, por alegada falta de coerência.

Por isso, a antiga presa dos 15 mais duas, faz um rescaldo das eleições anteriores e chega a conclusão que a manifestação anunciada pelo “Galo Negro”, não resultará na destituição de Manuel da Silva “Manico”.

Laurinda disse que o que lhes motivava a sair em protestos era a destituição do antigo estadista angolano pela longevidade no poder, mas, reconhece que a dado momento, agiram por ingenuidade.

Ouça a entrevista completa no Ponto e Vírgula 

O conteúdo Cidadãos pouco aderem à manifestações por conta da violência, afirma Laurinda Gouveia aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

África do Sul: Aliança Democrática obriga governo a recuar da intenção de aumentar o IVA

O Governo sul-africano anunciou nesta sexta-feira que decidiu não aumentar o IVA,...

Paradeiro incerto do leão que causou pânico na Nharêa condiciona acesso de camponeses às lavras

As famílias camponesas da três aldeias do Município da Nharêa, na província...

No Rio, carnaval virtual promove folia digital e revela novos talentos

A história do biólogo Ewerton Fintelman de Oliveira com o carnaval virtual...