No município do Cafunfo, cidade do Dundo, província da Lunda Norte, foram registados nesta quinta-feira, 15, os primeiros casos de cólera, num total de 38 casos confirmados, dos quais um óbito, avançou o director do Gabinete Provincial da Saúde.
Gime Nhunga disse, em declarações à imprensa, que o município do Cafunfo, registou os primeiros indícios de supostos casos de cólera no início do presente mês. Segundo contou, no dia 3 de Maio, o Gabinete Provincial da Saúde recebeu a primeira notificação de supostos casos de cólera recuperados rapidamente.
Depois da recuperação destes, no dia 8 de Maio, o município voltou a registar mais 12 casos, razão foi destacada uma equipa multissetorial para contrapor a tendência da doença.
Sendo assim, Lunda Norte junta-se as outras 18 províncias e faz um total de 19 províncias afectadas pelo surto.
O Ministério da Saúde anunciou, hoje, 15, que nas últimas 24 horas, o país registou mais 198 novos casos de cólera, além do registo de dois óbitos. De acordo com o boletim informativo diário da doença, os casos foram registados nas províncias de Namibe (39), Luanda(38) , Benguela e Cuanza-Sul (36), Malanje (13), Huíla (10), Cuanza-Norte (9), Icolo e Bengo (8), Cabinda e Lunda-Norte (3), Zaire (2) e Bengo (1).
Houve o registo de dois óbitos, sendo um em Luanda e igual número no Namibe.
Por outro lado, 173 pessoas receberam alta médica, enquanto que 575 pessoas estão internadas com a doença.
Sendo assim Angola soma, neste momento, um total cumulativo de 20.248 casos e 616 mortes pela doença da cólera.
O conteúdo Cólera chega à Lunda Norte e dispara para 38 casos aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário