Lar Notícias Comissão aprova proibição de linguagem neutra em documentos de SP
Notícias

Comissão aprova proibição de linguagem neutra em documentos de SP

Projeto de Rubinho Nunes passa pela CCJ e segue para votação em plenário; oposição alega inconstitucionalidade da proposta

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara Municipal de São Paulo aprovou um projeto de lei que veda o uso da chamada “linguagem neutra” em documentos e atos oficiais da administração pública municipal. A aprovação aconteceu na 4ª feira (14.mai.2025).

A proposta, de autoria do vereador Rubinho Nunes (União Brasil), estabelece a manutenção das normas tradicionais do português em materiais oficiais do município.

O projeto determina que documentos e comunicações da prefeitura sigam as regras gramaticais formais do idioma.

Para ser aprovada definitivamente, a proposta precisa receber 28 votos favoráveis no plenário, o que representa a maioria absoluta dos 55 vereadores da Câmara Municipal paulistana.

Rubinho Nunes, autor do projeto, defende que a comunicação oficial da prefeitura utilize a linguagem formal reconhecida pela população. A expectativa, segundo ele, é que a votação em plenário ocorra ainda neste semestre.

“O objetivo do projeto é fazer o serviço público falar a língua do povo. Não vamos aceitar que vire laboratório de militância travestida de gramática. Linguagem neutra não é inclusão, é imposição ideológica. Engraçado é que nem os deputados que defendem essa aberração usam no dia a dia”, afirmou Rubinho Nunes.

Parlamentares da oposição manifestaram-se contra a proposta. A vereadora Silvia Ferraro, da Bancada Feminista do Psol (Partido Socialismo e Liberdade), declarou que, conforme entendimento recente do STF (Supremo Tribunal Federal), o projeto de lei seria inconstitucional.

Após a aprovação na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, o projeto segue para votação em plenário. Se aprovado com os 28 votos necessários, poderá se tornar lei municipal.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Suprema Corte analisa decreto sobre cidadania por nascimento

Caso questiona se juízes federais têm autoridade para suspender nacionalmente o decreto...

Senado italiano aprova novas regras para cidadania de estrangeiros

Com as mudanças, uma pessoa nascida fora do país só será considerada...

STF analisa resolução sobre prestação de contas eleitorais

Ao vivo: STF analisa resolução sobre prestação de contas eleitorais Ao vivo:...

CRIA.AI recebe investimento da Preâmbulo Tech e projeta valor de R$ 100 mi

CRIA.AI recebe investimento da Preâmbulo Tech e projeta valor de R$ 100...