Lar Notícias “Conclave” volta aos cinemas após a morte do papa Francisco
Notícias

“Conclave” volta aos cinemas após a morte do papa Francisco

Filme que mostra como seria o processo para eleger novo pontífice venceu o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado

O filme “Conclave”, que retrata o processo de eleição de um novo papa, voltou aos cinemas brasileiros após a morte do papa Francisco. O longa venceu o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.

Na cidade de São Paulo, é possível assistir ao filme em ao menos 8 cinemas nesta 6ª feira (25.abr.2025), segundo o site “ingresso.com”. No sábado (26.abr) e no domingo (27.abr), são 9 cinemas exibindo o filme.

No Rio de Janeiro, o filme está disponível em 4 salas de cinema nesta 6ª feira. Ao longo do final de semana, o número de cinemas exibindo “Conclave” sobe para 7.

O filme será exibido em 2 salas de cinema em Brasília, no Distrito Federal, nesta 6ª feira, mas o número sobe para 3 cinemas no sábado e no domingo. No Recife, capital do Pernambuco, apenas 1 sala exibe o longa da 6ª feira ao domingo (27.abr).

O FILME

Adaptado do livro de Robert Harris, “Conclave” começa com a morte do papa, interpretado por Bruno Novelli. Cabe ao cardeal Lawrence, papel de Ralph Fiennes, coordenar a eleição de um novo pontífice.

O filme mostra a chegada dos cardeais ao Vaticano e as articulações entre os religiosos para escolher um nome de consenso à frente da Igreja Católica. No longa, o papa que acabara de morrer era conhecido por ser reformista.

Cardeais que compartilhavam das ideias do papa, representados por Lawrence e Bellini (Stanley Tucci), temem que um possível substituto reverta as mudanças promovidas pelo pontífice anterior.

A partir daí, os cardeais articulam entre si e formam-se grupos.

Os cotados a ser o próximo papa ao longo do filme são os seguintes cardeais:

  • Bellini, aliado de Lawrence;
  • Tedesco (Sergio Castellitto), é italiano e representaria uma volta ao conservadorismo –no filme, é sugerido que ele é contra um papa africano;
  • Adeyemi (Lucian Msamati), se eleito, seria o 1º papa negro;
  • Tremblay (John Lithgow), foi o último cardeal a ter uma audiência com o papa.

Com os cardeais já instalados para o conclave, é anunciada a chegada do último cardeal. O mexicano Vincent Benitez, interpretado por Carlos Diehz. Ele havia sido ordenado pelo papa em segredo em Cabul, no Afeganistão. Durante o conclave, o cardeal Lawrence, que coordena todo o processo, também investiga os demais religiosos sob a justificativa, na sua percepção, de que a igreja não deve ficar nas mãos erradas. Com isso, ele interfere no processo.

CRÍTICAS DE CARDEAL

O cardeal Paulo Cezar Costa, que participará do conclave, falou a jornalistas nesta 2ª feira (21.abr). Ele afirmou que assistiu ao filme estrelado por Fiennes, mas que o clima de “complô político” mostrado no filme não bate com a realidade.

Nós assistimos, há pouco tempo, eu também fui assistir ao filme ‘Conclave’. Às vezes dá a ideia de que a escolha do papa seja um grande complô político. Não, para dizer bem a verdade, entre nós, cardeais, até agora não se falou na questão de um futuro papa. Inclusive em respeito ao papa Francisco. […] Quer dizer, o clima é outro”, declarou.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Líder do PDT exime Lupi e diz que pasta é alvo de “ladrões”

Mário Heringer (PDT-MG) disse que o partido pediu ao Ministério Público Federal...

Caminhão com quase uma tonelada de maconha tomba em rodovia do ES

Falha nos freios provocou acidente e revelou droga escondida em carga de...

Lupi nega ter sido omisso em fraude no INSS

Ministro da Previdência foi alertado em junho de 2023 sobre irregularidades, mas...

Caminhão com quase uma tonelada de maconha tomba em rodovia do ES

Falha nos freios provocou acidente e revelou droga escondida em carga de...