Lar África Conselheiro de Trump prestes a abandonar cargo: Casa Branca prepara possível substituição
ÁfricaAngolaInternacionalÚltimas notícias

Conselheiro de Trump prestes a abandonar cargo: Casa Branca prepara possível substituição

O conselheiro de segurança nacional de Donald Trump, Mike Waltz, deverá abandonar o cargo na administração norte-americana nos próximos dias, de acordo com os jornais do país. A confirmar-se, será a primeira grande saída desde que o presidente tomou posse, em Janeiro deste ano.

Alex Wong, conselheiro adjunto para a segurança nacional, também deverá deixar a Casa Branca. No entanto, a mudança de pessoal da Administração Trump ainda não foi tornada pública.

Os órgãos de comunicação social norte-americanos estão a apontar Steve Witkoff, enviado norte-americano à Rússia para discutir o plano de paz da Casa Branca para a Ucrânia, como o nome que está a ser considerado para substituir Waltz. Recorde-se que Witkoff é promotor imobiliário e amigo de Donald Trump.

O lugar de Waltz começou a ser colocado em causa quando, em Março, o conselheiro de segurança nacional do presidente dos Estados Unidos criou um grupo na rede social Signal para discussão de planos militares e incluiu um jornalista.

Na altura, assumiu “total responsabilidade” e sugeriu que pode ter guardado o número do jornalista no seu telefone, pensando que pertencia a outra pessoa.

O chefe de redacção da prestigiada revista The Atlantic publicou um longo artigo em que pormenorizou as trocas de impressões entre altos responsáveis federais dos Estados Unidos sobre um plano de ataque militar aos rebeldes Huthis no Iémen, num grupo do serviço digital de mensagens Signal, ao qual foi adicionado por engano.

Entretanto, no Senado, funcionários dos serviços secretos norte-americanos negaram, numa acalorada discussão no Senado, que tenham sido partilhados dados sensíveis num ‘chat’ do Signal onde estava Goldberg e em que se coordenava o ataque militar no Iémen.

Recorde que no início de Abril, a Casa Branca demitiu três funcionários do NSC, que está na origem do “Signalgate”, que envolveu a partilha de informações.

Entre os elementos despedidos estão Brian Walsh, director dos serviços secretos, Thomas Boodry, director sénior dos assuntos legislativos, e David Feith, diretor sénior que supervisiona a tecnologia e a segurança nacional, segundo a CNN Internacional.

O conteúdo Conselheiro de Trump prestes a abandonar cargo: Casa Branca prepara possível substituição aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Governo quer que sector de seguros contribua com 3% no PIB nacional

O governo angolano quer que o sector dos seguros contribua até 2029,...

Dólar inicia mês em baixa com chances de negociação entre EUA e China

As chances de negociações entre Estados Unidos e China contribuíram para que...

Expectativa de turistas dobra para feriadão e show da Lady Gaga no Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro informou na tarde desta sexta-feira (2)...