segunda-feira , 28 abril 2025
Lar África Crescimento projectado pela ONU de 3,6% representa uma recuperação importante para África, diz economista
ÁfricaAngolaEconomiaInternacionalÚltimas notícias

Crescimento projectado pela ONU de 3,6% representa uma recuperação importante para África, diz economista

As economias africanas podem acelerar o crescimento económico, passando de uma expansão de 2,9% do PIB, em 2024, para 3,6%, este ano. A revelação é do Departamento de Comércio e Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU).

A previsão da ONU, refere que, no continente africano, “o crescimento deverá aumentar para 3,6% este ano; o panorama económico das três maiores economias, que em conjunto valem quase metade da produção económica agregada, apresenta traços mistos de recuperação e desafios”, segundo os analistas do organismo da ONU para o Comércio e Desenvolvimento, no relatório sobre o crescimento da economia mundial.

Sobre o assunto, o economista José Lumbo, disse essa manhã, à Rádio Correio da Kianda, que, o crescimento projectado pela ONU de 3,6% representa uma recuperação importante para o continente, face aos impactos da COVID-19, e de factores geopolíticos que abalaram o mundo.

Disse, igualmente, que os países africanos estão preocupados com a produção interna. O economista apontou exemplos da Nigéria, Namíbia, África do Sul e Lumbo e, afirmou também, que o BDA tem estado a revelar que dados do crescimento da economia de África, numa altura que o nosso país está igualmente a trabalhar no fomento da produção local, com realce para o Corredor do Lobito.

O projecto diversifica mais, tem estado beneficiar de apoios técnico e financeiro do Banco Africano de Desenvolvimento e espera que a África tire bom proveito deste crescimento económico estimado em 3,6% se comparado com o do ano passado que é de 2.9%.

A nível global, prevê-se um abrandamento para 2,3%, o que compara com os 2,8% registados em 2024. Olhando apenas para a África subsaariana, a ONU prevê uma aceleração, de 4% em 2024, para 4,3% este ano, mas ainda assim insuficiente para melhorar a qualidade de vida dos africanos desta região que integra a maioria dos países lusófonos.

O conteúdo Crescimento projectado pela ONU de 3,6% representa uma recuperação importante para África, diz economista aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

África do Sul: Aliança Democrática obriga governo a recuar da intenção de aumentar o IVA

O Governo sul-africano anunciou nesta sexta-feira que decidiu não aumentar o IVA,...

Paradeiro incerto do leão que causou pânico na Nharêa condiciona acesso de camponeses às lavras

As famílias camponesas da três aldeias do Município da Nharêa, na província...

No Rio, carnaval virtual promove folia digital e revela novos talentos

A história do biólogo Ewerton Fintelman de Oliveira com o carnaval virtual...