O convidado do programa “Geração 80”, da Rádio Correio da Kianda, o advogado David Mendes, mostrou-se contra a manifestação realizada pela UNITA, na última semana, deixando o apelo que o maior partido da oposição “deve repensar os seus métodos de actuação”, tendo de seguida levantado acusações contra o seu presidente Adalberto Costa Júnior.
“Não podemos aceitar o uso indevido do nome de Raúl Danda para criar esta sarça, pois o Adalberto Costa Júnior está a usar a sua data de nascimento para ser o ‘Dia do Deputado (Raúl Danda)’. Como não pretendia dar a cara, está a usar a data da sua morte”, disse e continuou:
“Raúl Danda quando esteve doente pediu apoio a UNITA para ir se tratar fora do país, mas não teve esse apoio”, referiu o também analista político, dando sequência que, “quando foi operado e sobre isto muitos não sabem, eu fui o seu amigo pessoal e quem possibilitou a operação ao seu coração foi a Tchizé dos Santos, que pediu ao seu pai (José Eduardo dos Santos) que o apoiasse. Por isso não podem usar abusivamente o nome de Raúl Danda”.
David Mendes foi mais além, alegando em directo, que guarda segredos das últimas palavras de Raúl Danda sobre o que este achava da actual liderança da UNITA e a figura do seu presidente.
“Eu sou das poucas pessoas que estava com Raúl Danda dois dias antes da sua morte. Um dia eu terei a liberdade de dizer o que o deputado dizia sobre Adalberto Costa Júnior e a UNITA. Um dia eu farei esta revelação”, prometeu.
Questionado sobre Adalberto Costa Júnior reclamar não receber convites para aparições em televisões estatais, David Mendes sugeriu o Parlamento como alternativa para o presidente da UNITA expressar o que sente e debater com os seus adversários, porque este é o melhor lugar para liberdade de expressão.
“O presidente anterior da UNITA (Isaías Samakuva) não entrava no Parlamento. E se entrava, saía rapidamente, porque achava que o lugar do presidente não era no Parlamento. Já este (Adalberto Costa Júnior), decidiu ficar, porque é aonde pode debater com o seu adversário. Mas nós nunca o ouvimos em debate. Logo, está ocupar um lugar que devia ser para um outro deputado”, afirmou.
Recordar que a UNITA realizou um protesto pacífico, na última quinta-feira, 08, na Rádio Nacional de Angola (RNA), em memória à Raúl Danda e à liberdade de imprensa.
O conteúdo David Mendes acusa ACJ de usar abusivamente o nome de Raúl Danda aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário