O cardeal Giovanni Battista apelou hoje aos cardeais eleitores do Conclave Cardinalício “que escolham o Papa de que a Igreja e a humanidade precisam num momento tão difícil e complexo”.
Para o decano dos cardeais, entre as tarefas do futuro líder católico, conta-se a de fazer crescer a comunhão de todos os cristãos com Cristo, comunhão dos bispos com o Papa e comunhão dos bispos entre si.
Giovanni Battista salientou que os “cardeais eleitores se preparam para um acto de máxima responsabilidade humana e eclesial e para uma escolha de excepcional importância, um acto humano pelo qual se deve deixar de lado qualquer consideração pessoal, tendo na mente e no coração apenas o Deus de Jesus Cristo e o bem da Igreja e da humanidade.
A eleição do novo Papa não é uma simples sucessão de pessoas, avisou o cardeal, que pediu aos fiéis para rezarem para que seja escolhido alguém que siga a tradição dos últimos cem anos, que deu à Igreja uma série de pontífices verdadeiramente santos e notáveis.
Hoje tem início o Conclave, que junta 133 eleitores de 70 países e, para conseguir uma vitória, o nome escolhido terá de obter 89 votos do colégio eleitoral.
Serão feitas, a partir de quinta-feira, quatro votações diárias, duas de manhã e duas de tarde. Ao final de cada conjunto de votações, os boletins serão queimados e serão adicionados químicos para garantir que o fumo seja negro, no caso de uma votação não conclusiva, ou branco, no caso de uma votação que eleja o 267.º líder da Igreja Católica.
O conteúdo Decano dos cardeais apela escolha do “Papa que a Igreja e a humanidade precisam” aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário