segunda-feira , 28 abril 2025
Lar África Defendida despartidarização das políticas juvenis em Angola
ÁfricaAngolaInternacionalÚltimas notícias

Defendida despartidarização das políticas juvenis em Angola

Os 50 anos da independência nacional e os desafios da juventude foi o tema que centralizou o debate na tarde desta terça-feira, 15, na Rádio Correio da Kianda. Na ocasião, o representante da juventude do PRA-JA Servir Angola, Lourenço Costa, defendeu o reconhecimento dos lideres fundadores da FNLA e da UNITA, respectivamente, Holden Roberto e Jonas Savimbi, por parte do estado angolano.

Lourenço, disse que o MPLA sempre ostracizou os seus adversários políticos, e fala em pouca promoção da figura de Holden Roberto, ao contrário de Jonas Savimbi a quem permitiu um funeral condigno.

O político do PRA-JA, quanto aos ganhos dos 50 anos da Independência, reconheceu que o Executivo algo fez durante este tempo, mas com pouco impacto na vida do cidadão.

Já, o representante da juventude do Partido Liberal, Higino Cambanda, pensa que o grito da liberdade e de afirmação da paz dos povos reflecte-se num empobrecimento generalizado, fruto da corrupção galopante, apesar do período do conflito civil. Higino, falou de muito ganhos em termos de infra-estruturas, mas apontou algumas perdas que resumem em falta de consensos.

Higino, entende que a empregabilidade não se pode limitar na função pública, porque não pode absorver a grande maioria da juventude. O jovem político defende menos tributação e maior facilidade, para os privados enriquecer.

Já, o politólogo, Edmundo Gunza defendeu que a juventude angolana “cheia de sonhos e contradições” deve reinventar-se por ser a principal depositária da paz e do desenvolvimento.

O académico falou também dos programas de governo do MPLA e da UNITA sobre as políticas juvenis.

Gunza, disse que a independência de Angola, proclamada a 11 de Novembro de 1975, constitui o principal marco da autodeterminação das lutas anticolonial no século XX.

Clique para ouvir as declarações

O conteúdo Defendida despartidarização das políticas juvenis em Angola aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

África do Sul: Aliança Democrática obriga governo a recuar da intenção de aumentar o IVA

O Governo sul-africano anunciou nesta sexta-feira que decidiu não aumentar o IVA,...

Paradeiro incerto do leão que causou pânico na Nharêa condiciona acesso de camponeses às lavras

As famílias camponesas da três aldeias do Município da Nharêa, na província...

No Rio, carnaval virtual promove folia digital e revela novos talentos

A história do biólogo Ewerton Fintelman de Oliveira com o carnaval virtual...