A Organização das Nações Unidas (ONU) alerta para as dificuldades no processo de entrega da ajuda humanitária que começou a chegar à Faixa de Gaza, após o levantamento parcial do bloqueio israelita, segundo o subsecretário-geral para os Assuntos Humanitários da organização.
Nas mesmas declarações, citadas pelas agências internacionais, Tom Fletcher alertou para os “enormes desafios” que se colocam para que os fornecimentos cheguem “onde são necessários”.
O representante afirmou que continua “em estreito contacto” com o pessoal no terreno, depois de “os camiões de ajuda estarem finalmente de volta à estrada”, na sequência de problemas de insegurança que inicialmente os impediram de sair do posto fronteiriço de Kerem Shalom para Israel.
No total, cerca de 200 camiões entraram em Gaza através deste posto, situado no sul da Faixa.
O Programa Alimentar Mundial (PAM) divulgou imagens que mostram o primeiro descarregamento de mercadorias e afirmou que as equipas da agência “estão a trabalhar 24 horas por dia para que as padarias voltem a funcionar”, depois de terem sido obrigadas a interromper a actividade por falta de farinha ou de combustível.
Todas as organizações concordam que o ritmo actual não é suficiente e apelam a Israel para que permita o acesso aos fornecimentos básicos sem entraves.
“Não há nem de longe o suficiente para ajudar todos os que precisam. Precisamos de mais camiões, mais alimentos, e já”, apelou o PAM nas suas redes sociais.
Israel bloqueou a entrada de ajuda humanitária em Gaza desde 02 de Março, ainda antes de o último acordo de cessar-fogo ter sido quebrado.
O conteúdo Desafios na entrega de ajuda em Gaza entre as preocupações da ONU aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário