O economista José Lumbo, apesar de reconhecer um passo significativo no capítulo da política creditícia, realçou alguns empecilhos, como a concessão dos direitos de superfície aos agentes económicos, alertando as autoridades a resolverem este problema com olhos de ver.
O economista defendeu ser necessário que o Ministério da Administração do Território e outras entidades, olhem para esta questão de concessão dos direitos de superfície, apelando a uma política mais aliviada para incentivar a produção nacional.
José Lumbo considerou, por outro lado, que o desbloqueio na concessão de direito de superfície é um desafio para o MAT, para que se consiga dinamizar e facilitar, até certo ponto, a política creditícia, um especto que no seu ponto de vista “força” a banca comercial a ficar céptica na concessão de crédito, pelo facto de ser uma peça fundamental no motor que se chama “economia nacional”.
No mês de Fevereiro, o crédito bruto ao sector não financeiro nacional situou-se em 7,7 biliões de kwanzas, registando um aumento de cerca de 1,4 biliões de kwanzas, face ao período homólogo, segundo o relatório do Banco Nacional de Angola (BNA).
Do valor alcançado, de acordo com o relatório do BNA, cerca de 88,3 por cento do crédito representava o endividamento do sector privado tais como empresas privadas e particulares, e 11,7 por cento, o endividamento do sector público como a administração pública e empresas públicas.
Os dados apontam ainda que o stock de crédito à economia, em moeda nacional, atingiu 6,2 biliões de kwanzas em Fevereiro, registando um aumento de 1,6 biliões face ao período homólogo e 232,8 mil milhões face ao mês de Dezembro de 2024.
O endividamento do sector público não financeiro totalizou 895,4 mil milhões de kwanzas, dos quais 59,8 por cento referentes à administração pública e 40,2 às empresas públicas.
O conteúdo Desbloqueio na emissão de direitos de superfície aos agentes económicos dinamiza concessão de crédito, diz analista aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário