segunda-feira , 28 abril 2025
Lar África Desbloqueio na emissão de direitos de superfície aos agentes económicos dinamiza concessão de crédito, diz analista
ÁfricaAngolaEconomiaInternacionalÚltimas notícias

Desbloqueio na emissão de direitos de superfície aos agentes económicos dinamiza concessão de crédito, diz analista

O economista José Lumbo, apesar de reconhecer um passo significativo no capítulo da política creditícia, realçou alguns empecilhos, como a concessão dos direitos de superfície aos agentes económicos, alertando as autoridades a resolverem este problema com olhos de ver.

O economista defendeu ser necessário que o Ministério da Administração do Território e outras entidades, olhem para esta questão de concessão dos direitos de superfície, apelando a uma política mais aliviada para incentivar a produção nacional.

José Lumbo considerou, por outro lado, que o desbloqueio na concessão de direito de superfície é um desafio para o MAT, para que se consiga dinamizar e facilitar, até certo ponto, a política creditícia, um especto que no seu ponto de vista “força” a banca comercial a ficar céptica na concessão de crédito, pelo facto de ser uma peça fundamental no motor que se chama “economia nacional”.

No mês de Fevereiro, o crédito bruto ao sector não financeiro nacional situou-se em 7,7 biliões de kwanzas, registando um aumento de cerca de 1,4 biliões de kwanzas, face ao período homólogo, segundo o relatório do Banco Nacional de Angola (BNA).

Do valor alcançado, de acordo com o relatório do BNA, cerca de 88,3 por cento do crédito representava o endividamento do sector privado tais como empresas privadas e particulares, e 11,7 por cento, o endividamento do sector público como a administração pública e empresas públicas.

Os dados apontam ainda que o stock de crédito à economia, em moeda nacional, atingiu 6,2 biliões de kwanzas em Fevereiro, registando um aumento de 1,6 biliões face ao período homólogo e 232,8 mil milhões face ao mês de Dezembro de 2024.

O endividamento do sector público não financeiro totalizou 895,4 mil milhões de kwanzas, dos quais 59,8 por cento referentes à administração pública e 40,2 às empresas públicas.

O conteúdo Desbloqueio na emissão de direitos de superfície aos agentes económicos dinamiza concessão de crédito, diz analista aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Vacina contra a malária testada pelo Mali

A vacina contra a malária continua a ser lançada em África, depois...

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 8

A Caixa Econômica Federal paga nesta segunda-feira (28) a parcela de abril...

Tributação em Angola: mercado de oportunidades ou armadilha para os contribuintes?

1. Introdução: O Novo Cenário Tributário Angolano A tributação nunca foi apenas...