O Ministério da Juventude e Desporto (MINJUD), em parceria com a Federação Angolana de Andebol (FAAND), está a celebrar nesta terça-feira, 20, o dia nacional desta modalidade, em homenagem a realização do primeiro torneio em Angola, no ano de 1974.
O MINJUD já endereçou a nota de felicitações, a partir da sua página oficial do Facebook, destacando que em 50 anos de independência, o andebol angolano tornou-se num “legado de uma das modalidades que mais elevou o nome do país no continente e no mundo”.
“Com 16 títulos africanos, oito participações olímpicas e classificações históricas nos mundiais, o andebol angolano é motivo de orgulho nacional. Preservar e continuar a celebrar estas conquistas é o nosso compromisso com a juventude, o desporto e o futuro”, lê-se na mensagem sob o nome do ministro Rui Falcão, o titular da pasta.
A federação que rege esta modalidade inaugurou neste domingo, no Museu Nacional de Arqueologia, em Benguela, a exposição fotográfica denominada “Expo Andebol 2025 – O Caminho das Pérolas”, um projecto que destaca a trajectória da Selecção Nacional Feminina de Andebol e está patente até ao dia 31 de Maio. A amostra reúne mais de 200 fotografias e cobre o período de 1980 a 2025 e não só, atletas, treinadores, dirigentes e adeptos apaixonados que, com coragem e determinação, elevaram o nome do país estão a ser homenageados nesta actividade.
Vale realçar que num dia como hoje, em 1974, um grupo de homens decidiu popularizar o andebol em Angola, e a 17 de Outubro daquele ano, foi fundada a Federação Angolana de Andebol (FAAND), a mais antiga federação desportiva do país.
O andebol é considerado um dos desportos com mais praticantes jovens em Angola, com destaque para as províncias do litoral (Luanda e Benguela), com a selecção sénior feminina a ter 11 títulos em África na sua prateleira. A selecção masculina também tem sido uma força a nível continental, estando em 4º lugar no ranking africano.
O conteúdo Dia Nacional do Andebol celebrado com exposições e homenagens a rostos conhecidos aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário