segunda-feira , 28 abril 2025
Lar África Dissidentes da FLEC acusam a organização de ter enganado os militares ao longo dos anos
ÁfricaAngolaInternacionalÚltimas notícias

Dissidentes da FLEC acusam a organização de ter enganado os militares ao longo dos anos

Seis altos responsáveis militares dissidentes da FLEC relataram esta terça-feira, 15, as dificuldades por que passaram nas matas, ante à indiferença da liderança da organização, que acusa de ter enganado os militares ao longo dos anos.

As declarações foram feitas em conferência de imprensa liderada pelo Chefe do Estado-Maior adjunto e encarregado das Operações da FLEC, Martins Chincoco, que disse igualmente que, os demais dissidentes encontram-se na República Democrática do Congo (RDC) e, desde que o Governo angolano providencie os apoios necessários, viajam para Luanda.

Martins Chincoco, lembrou que quando aderiram à guerrilha separatista, na década de 1970, a finalidade era alcançar a independência de Cabinda, um objectivo que na sua visão já não tem fundamento actualmente.

Por sua vez, o Chefe da Segurança Militar do Estado-Maior da FLEC, Afonso Elisabeth Sumbo, descartou qualquer pressão do Governo para que abandonassem a guerrilha, vincando que a decisão foi tomada livremente.

Já António Gabriel, secretário da Frente Norte do Buco Zau e Necuto, afirmou que a guerrilha trouxe apenas atrasos para a província de Cabinda e para a vida dos próprios soldados, pelo que ambicionam doravante a paz e a reintegração na sociedade.

Participaram igualmente da conferência de imprensa o comandante da Região Militar do N´kuto, João Xerife, o chefe da Segurança, Alberto Bakibakila, e o comandante da 4ª Região da Frente Sul, Francisco Candue.

A Frente para a Libertação do Enclave de Cabinda (FLEC) é uma guerrilha separatista que luta pela independência da província de Cabinda.

O conteúdo Dissidentes da FLEC acusam a organização de ter enganado os militares ao longo dos anos aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

África do Sul: Aliança Democrática obriga governo a recuar da intenção de aumentar o IVA

O Governo sul-africano anunciou nesta sexta-feira que decidiu não aumentar o IVA,...

Paradeiro incerto do leão que causou pânico na Nharêa condiciona acesso de camponeses às lavras

As famílias camponesas da três aldeias do Município da Nharêa, na província...

No Rio, carnaval virtual promove folia digital e revela novos talentos

A história do biólogo Ewerton Fintelman de Oliveira com o carnaval virtual...