O economista Hermenegildo Quexigina, disse à Rádio Correio da Kianda que, a economia angolana é altamente dependente das receitas petrolíferas, tornando-se vulnerável à volatilidade dos preços do barril do Brent.
Para o também especialista do Centro de Investigação Social e Económica da Faculdade de Economia da Universidade Agostinho, a recente queda do preço do Petróleo para valores abaixo dos 70 dólares pode comprometer a execução orçamental.
Quexigina, sustenta que “o modelo actual de elaboração do OGE deixa muito desejar” e sugere valores abaixo dos 50 dólares por barril.
O especialista destacou a importância da diversificação da economia e da adopção de políticas fiscais prudentes para mitigar os efeitos negativos de eventuais quedas no preço do barril de petróleo.
“ As administrações do estado, estão todas reféns ao Orçamento Geral do Estado, situação que pode ser mudada”
O especialista falava no espaço “Tem a palavra” do Magazine informativo da Rádio Correio da Kianda, que abordou “ A influência da queda do preço do petróleo no mercado internacional”, na economia angolana.
O conteúdo Economista defende elaboração dos próximos OGEs com preço do petróleo abaixo de 50 dólares aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário