Lar Notícias Editora Globo fecha 1º trimestre de 2025 sem atingir meta de receita
Notícias

Editora Globo fecha 1º trimestre de 2025 sem atingir meta de receita

Empresa do Grupo Globo e responsável por jornais como “Valor”, “Globo” e “Extra” relata faturamento com publicidade abaixo do esperado e “forte impacto no resultado financeiro”

A Editora Globo, que publica jornais como Valor Econômico, O Globo e Extra, relatou na 2ª feira (19.mai.2025) a seus gestores e editores que teve um resultado ruim no 1º trimestre deste ano. Não foram atingidas as metas de receita programadas. A empresa faz parte do Grupo Globo, o maior conglomerado de mídia do Brasil.

“Fechamos o período de janeiro a março registrando queda na comparação com o orçamento, tanto na receita de publicidade quanto na de consumidor, causando um forte impacto no resultado financeiro, que termina também abaixo do orçado”, diz o texto do comunicado. O texto não fala em valores nem dá detalhes sobre o quanto exatamente as receitas ficaram abaixo do orçado.

Na área de publicidade, relata a Editora Globo, não foi possível “impulsionar a receita de projetos especiais [conteúdo patrocinado e eventos], que vinha obtendo crescimento trimestre após trimestre”. E complementa: “Sofremos também queda nas receitas de mídia digital [sites na internet] e legal [publicação de balanços], reforçando o cenário desafiador que enfrentamos”.

O comunicado tem uma página (PDF – 276 kB). Quando fala da receita com o consumidor, a Editora Globo se refere a “vendas avulsas e assinaturas” de suas publicações, a receita recorrente que todos os veículos buscam para ter uma receita recorrente e estável na indústria de mídia. Nesse caso, “o crescimento da carteira digital de assinantes ficou abaixo do planejado e não compensou a queda, acima do previsto, da carteira impressa, resultando numa receita consolidada novamente abaixo do orçado”.

A empresa diz que a contenção de despesas adotada recentemente “foi fundamental” e ajudou “a compensar parte do impacto adverso” da perda de receitas.

Entre os fatores que causaram a redução do faturamento, a Editora Globo cita “uma forte pressão dos custos, que apresentam um aumento em relação ao ano passado [2024], pelo impacto da inflação, dos reajustes coletivos e da reoneração da folha de pagamento”.

A reoneração da folha de pagamento de salários é um problema para o Grupo Globo como um todo, que é uma empresa de uso intensivo de mão de obra. O conglomerado está entre os 10 que mais têm benefícios com a regra –que está sendo gradualmente desativada e que permitia a algumas empresas no Brasil a pagar menos encargos para o INSS sobre o valor dos trabalhadores empregados.

“Diante dessa realidade e dos objetivos de crescimento que traçamos para o ano [2025], precisamos atuar ainda mais focados nas frentes de transformação do negócio. A evolução da receita de mídia e de assinaturas digitais é imprescindível, e é essencial retomarmos o crescimento em projetos especiais”, informa o comunicado.

No final do texto, a Editora Globo faz um apelo aos seus profissionais para que ajudem a superar o atual momento: “Sabendo que há desafios e oportunidades em todo o contexto que envolve o nosso negócio, contamos com o engajamento de todos na priorização de ações estratégicas e na busca contínua por produtividade. Juntos, conseguiremos reverter esse início de ano difícil, que traz aprendizados e reflexões para mudanças”.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Lula participa da abertura da Marcha dos Prefeitos

Além de Lula, evento reúne milhares de prefeitos, vereadores, secretários e outros...

Renan Filho fala à Comissão de Infraestrutura do Senado

Ministro dos Transportes dá detalhes sobre o plano de trabalho do órgão...

Eduardo Riedel lidera a disputa por governo de MS, diz Paraná Pesquisas

Eduardo Riedel lidera a disputa por governo de MS, diz Paraná Pesquisas...

STF começa a julgar núcleo de militares por tentativa de golpe

Ministros da 1ª Turma analisam recebimento de denúncia da PGR contra mais...